CONSULTA PRE OPERATÓRIA ANESTÉSICA E SEUS BENEFÍCIOS.
Resumo
Descritores: Cuidados Pré-Operatórios; Anestesiologia; Consulta; Prognóstico.
Keywords: Preoperative Care; Anesthesiology; Consultation; Prognosis.
RESUMO
Introdução: A consulta pré operatória realizada por anestesista é uma avaliação formal, realizada dias ou semanas antes do ato cirurgico. Sua função é de identificar possíveis fatores de risco para complicações ou que possam reduzir o sucesso terapêutico do procedimento. Hoje em dia, já são altamente recomendadas para pacientes que irão se submeter a procedimentos eletivos sob indução anestésica. Objetivos: O estudo visa uma revisão da literatura sobre a Consulta Pré-Operatória Anestésica e os seus efeitos no período peri e pós operatório, destacando métodos de avaliação, aplicação prática, influencia no prognóstico dos pacientes e se há direta relação custo-benefício. Métodos: Foram selecionados artigos de revisão, relato de caso e ensaios clínicos, com base na utilização dos descritores indexados no DECS, os critérios de inclusão da pesquisa foram “Revisão”, “Estudos em Humanos” e “últimos 10 anos”. Discussão e resultados: No Brasil, Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução n◦1.802/06.1, tornou indispensável a avaliação pré-anestésica (APA) e recomendou que seja feita antes da admissão hospitalar. Deve se obter informações nessa avaliação para que o anestesista possa traçar suas condutas pré operatórias, como introdução de medicamentos, e intra-operatórios por meio de cuidados no plano anestésico e terapias adjuvantes, desse modo, reduzindo complicações e riscos no período pós operatório. Alguns estudos foram destacaram a importância na solicitação de exames complementares, mostrando que em muitos casos haviam exames desnecessários que não agregavam informações pertinentes às patologias em questão. Outros estudos já demonstraram a relação direta de uma boa avaliação pré-anestésica com bons resultados na sobrevida do paciente,assim como falhas nessa avaliação resultando em pior prognóstico e maior número de complicações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.