INFLUÊNCIA DAS BAIXAS TEMPERATURAS NAS DOENÇAS CORONARIANAS AGUDAS
Resumo
Introdução: A cardiopatia isquêmica (CI) é um distúrbio caracterizado pelo aporte inadequado de sangue e oxigênio para a musculatura cardíaca, ou seja, um desequilíbrio entre oferta e demanda. O infarto agudo do miocárdio (IAM) é a manifestação mais importante da CI, é causado por uma ruptura da placa aterosclerótica instável, levando a oclusão total de um vaso coronário. É uma das principais causas de mortalidade cardiovascular. Objetivo: Levando em consideração a alta prevalência das CI atrelado a sua gravidade, o presente trabalho tem por objetivo central correlacionar o aumento do número de casos com os períodos a temperatura ambiente mais baixa. Métodos: Para a construção desta revisão literária foram selecionados descritores: myocardial infarction, cold temperature e epidemiology na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados:Tendo em vista a comprovação de que a temperatura interfere nos processos metabólicos do corpo, podemos supor que ela é um fator de risco para o IAM e suas complicações que podem levar ao óbito. Conclusões: Após realização do presente trabalho, pudemos observar que existe uma relação causal entre temperaturas mais baixas e o aumento do número de casos de IAM, visto o aumento de hospitalização por eventos cardiovasculares.
Descritores: infarto do miocárdio; temperaturas frias; epidemiologia
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.