A RELAÇÃO ENTRE A INTOXICAÇÃO POR COCAÍNA E O INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
Resumo
Introdução: A cocaína é um potente estimulante do Sistema Nervoso Central, altamente viciante pelos seus efeitos diretos na via mesolímbica – via de recompensa; hoje, pelo fácil acesso, tal droga é difusamente utilizada, sendo seu consumo associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Objetivos: comparar dados na literatura acerca do uso da cocaína e seu impacto na morbimortalidade dos usuários, sobretudo os impactos cardiovasculares. Método: Foi realizada uma revisão literária acerca do impacto na morbimortalidade cardiovascular dos usuários de cocaína, sendo um estudo observacional. Os dados para seu desenvolvimento foram obtidos através da pesquisa de artigos nas bases Lilacs, PubMed e SciElo, tendo como descritores: “Cocaine”, “Myocardial Infarction” e “Cardiovascular Disease”. Foram selecionados 14 artigos, segundo os seguintes critérios de inclusão: Relação entre o uso de cocaína e o Infarto Agudo do Miocárdio, publicação entre os anos 2013-2018, língua inglesa ou espanhola. Discussão: Os artigos selecionados evidenciaram a influência em diversas áreas por parte da cocaína na promoção de eventos cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, tanto por efeitos diretos sobre as células musculares cardíacas e endoteliais quanto por efeitos indiretos. Conclusão: A cocaína mostrou-se fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com destaque para o infarto agudo do miocárdio, sobretudo em pacientes com baixo risco cardiovascular, se mensurado antes do uso da droga.
Descritores: Cocaína; Infarto do Miocárdio; Doenças cardiovasculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.