Impacto da terapia nutricional do pre-operatório de pacientes com câncer colorretal
Resumo
Descritores: Terapia nutricional, pré-operatório, câncer colorretal.
Keywords: nutrition therapy, preoperative care, colorectal neoplasms.
RESUMO:
Introdução: O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comumente diagnosticado em homens e o segundo em mulheres. A cirurgia é o tratamento primário. Estes pacientes frequentemente sofrem de desnutrição, tanto pela própria doença quanto pelo tratamento, uma vez que a ressecção de parte do intestino acarreta mudanças na absorção dos nutrientes, além da própria resposta metabólica ao trauma cirúrgico. Objetivos: avaliar o impacto da terapia nutricional ofertado aos pacientes com câncer colorretal que serão submetidos à cirurgia e suas implicações prognosticas. Métodos: pesquisa nas plataformas PUBMED, LILACS e COCHRANE com os seguintes descritores pesquisados no DECS, em conformidade com o MESH: “Nutrition Therapy” and “Preoperative Care” and "Colorectal Neoplasms”. Foram incluídos 16 artigos, os quais foram selecionados a partir da leitura dos resumos. Resultados: Fórmulas imunonutricionais suplementadas com nutrientes biologicamente ativos foram mais eficazes do que a nutrição padrão, intervindo na melhoria da inflamação, promovendo a cicatrização de feridas e encurtando o tempo de internação hospitalar após a operação. A nutrição parenteral periférica por 4 dias durante o pré-operatório é uma boa alternativa à nutrição parenteral total de 7-10 dias naqueles pacientes com desnutrição leve. Suplementação nutricional pós-operatória foi benéfica ao diminuir o tempo de internação e reduzir as taxas de complicações pós-operatórias. Considerações finais: A implementação da terapia nutricional no pré e pós-operatório dos pacientes com câncer colorretal é aconselhável, mas a escolha adequada do tipo de dieta e por quanto tempo deve ser realizada ainda não é consenso, necessitando mais estudos. Os resultados relacionados a imunonutrição, porém, são bastante promissores.Downloads
Publicado
2019-04-05
Edição
Seção
Temas Cirúrgicos sobre a Saúde do Adulto
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.