MUTAÇÃO NOS GENES BRCA 1 E 2 E OS RISCOS PARA CÂNCER DE MAMA
Resumo
Introdução: No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte nas mulheres. Dentre os fatores de risco, destaca-se hereditariedade, como na mutação dos genes BRCA1 e BRCA2. Existem indicações para o rastreio dessas mutações e é importante o conhecimento dos riscos no grupo acometido. Objetivo: Avaliar os riscos relacionados ao câncer de mama em pacientes mulheres que nunca portaram a doença anteriormente e que tem conhecidamente a mutação de BRCA1 ou BRCA2 pessoal ou familiar. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, na qual foram utilizadas bases de dados nacionais e internacionais. Resultados e discussão: O risco da doença para portadores da mutação pode chegar a 80%, com acometimento em idades precoces, em relação ao câncer esporádico. Conta ainda com características morfológicas mais frequentes e que por vezes dificultam o diagnóstico. Existem métodos para avaliação do risco individualmente, que além de fatores genéticos considera parâmetros associados. As mutações em BRCA1/2 podem ocorrer em diferentes loci sendo importante o mapeamento genético para avaliar com maior precisão a conduta. Conclusão: O aumento do risco da doença nessa população é de extrema relevância ao indicar o rastreio precoce. Há também diferenças morfológicas que podem nortear o rastreio, otimizando a busca e reduzindo os gastos. As características do surgimento do câncer dependem de muitos fatores, sendo importante a classificação de risco individual, em especial, às pacientes que nunca portaram a doença. A investigação genética é fundamental aos casos indicados com posterior conduta específica e eficaz contra o câncer de mama.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.