REVISÃO DOS PROTOCOLOS NO TARTAMENTO DA SEPSE
Resumo
Introdução: A Sepse consiste em uma disfunção orgânica que ameaça a vida, sendo considerada um grave problema de saúde pública, registrando cerca de 600 mil casos novos a cada ano no Brasil. Em 2002 a Surviving Sepsis Campaign (SSC) desenvolveu um projeto que baseia o tratamento da Sepse em pacotes, chamada terapia precoce dirigida por metas (EGDT), com o objetivo de aprimorar o tratamento em relação ao tratamento convencional. Objetivo: Comparar a implementação da terapia precoce dirigida por metas (EGDT) em relação ao tratamento clássico, observando se houve alguma melhora no tratamento dos pacientes. Método: Esta revisão bibliográfica de sessenta e sete artigos apresentou uma comparação entre a terapia da Sepse guiada por metas e o tratamento clássico, contemplando seus aspectos da conduta da Sepse e sua representatividade na melhora do tratamento da Sepse. Resultados: A implementação da terapia precoce dirigida por metas (EGDT) foi estudada em três grandes estudos controlados randomizados multicêntricos, os testes Protocolised Care for Early Septic Shock (ProCESS), The Australasian Resuscitation in Sepsis Evaluation (ARISE) e o protocolo Protocolised Management in Sepsis (ProMISe) e não demonstraram benefício de resultados da terapia precoce dirigida por metas. Conclusão: A terapia guiada por metas (EGDT) não apresentou melhora significativa no tratamento em relação ao tratamento clássico, não reduzindo a mortalidade dentro de 60-90 dias e nem aumentam a sobrevida desses pacientesDownloads
Publicado
2020-03-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.