SEMIOLOGIA DO APARELHO CARDIOVASCULAR. ANATOMIA E FISIOLOGIA
Resumo
Introdução: A semiologia médica, estudo diagnóstico dos sinais da doença, utiliza como base a valorização da história clínica e da observação dos pacientes. Dentre as técnicas disponíveis para o exame físico do sistema cardiovascular, a inspeção e palpação oferecem informações extremamente importantes que são complementadas por aquelas obtidas na ausculta. Para uma correta aplicação da semiologia cardiovascular, é importante o conhecimento da anatomia desse sistema, uma vez que o exame físico está diretamente relacionado ao coração, à sua estrutura e ao seu ciclo. Esse órgão é formado por quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, que trabalham sincronicamente através do ciclo cardíaco, formado pelas fases de sístole e diástole, permitindo, assim, adequado aporte sanguíneo a todos os órgãos e tecidos do organismo. Objetivos: Analisar os roteiros da semiologia cardíaca, apresentando suas etapas, os achados fisiológicos, as possíveis alterações, e sua importância no diagnóstico de diversas patologias cardíacas. Métodos: Revisão bibliográfica, com base na análise e estudo de diversos livros das aéreas de anatomia, fisiologia e semiologia, complementados com artigos e manuais de semiologia. Desenvolvimento: a semiologia do sistema cardiovascular é divido em três fases: Inspeção, Palpação e Ausculta, sendo as duas primeiras realizadas simultaneamente, pois, dessa forma, fornecem melhores resultados. Na inspeção, avaliamos o tórax em geral, procurando cicatrizes, abaulamentos, observando sua forma, volume e vascularização. Na palpação, analisam-se os pulsos arteriais, suas características e se há simetria, o ictus cordis e a presença ou não de frêmito. A ausculta deve ser realizada em 5 focos (pulmonar, aórtico, mitral, tricúspide e acessório), levando em consideração a presença das bulhas fisiológicas e suas peculiaridades, se existem bulhas patológicas e sopros cardíacos. Considerações Finais: O conhecimento da semiologia cardiovascular é de extrema importância por permitir melhor entendimento e desenvolvimento da cardiologia, além de auxiliar na correta indicação de exames complementares e consequentemente as intervenções necessárias em cada caso especificamente.Referências
-Bonow RO, Mann DL, Zipes DP, Libby P. Braunwald Tratado de Doenças Cardiovasculares. 9ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier;2013.
-Moore KL, Dalley AF, Agur AMR. Moore Anatomia Orientada para a Clinica. 7ª edição. Rio de Janeiro:Koogan;2014.
-Hall JE. Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica. 12ª edição. Rio de Janeiro:Elsevier;2011.
-Porto CC, Porto AL. Semiologia Médica. 7ª edição. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan;2014.
-Lopez M, Medeiros-Laurentys J. Semiologia Médica As Bases do Diagnostico Clínico. 4ª edição. Rio de Janeiro:Revinter;2001.
-Pazin-Filho A, Schmidt A, Maciel BC. Semiologia Cardiovascular: Inspeção, Palpação e Percussão. Medicina, Ribeirão Preto. 2004 jul/dez; 37:227-339.
-Martins C. Semiologia Cardiovascular Ausculta Normal e Bulhas – Fonese e Desdobramentos. Disponível em <http://www.uff.br/cursodesemiologia/images/ stories/Uploads/semio_cardiovascular/aulas/aula3_b1b2.pdf>. Acesso em: 7 novembro 2017.
-Melo AAR, Nakamura FTT, Polho GB, Cavalieri VA. Cardíaco. In: APOSTILA DE PROPEDEUTICA Edição 1 – Exame Clínico. São Paulo. 12-17.
-Universidade Federal de Ouro Preto. Aparelho Cardiovascular Introdução ao Exame Cardiovascular. Disponível em: <http://semiologiamedica.ufop.br/aparelho-cardiovascular>. Acesso em: 7 novembro 2017.
-Cunha UGV, Valle EA, De Melo RA. Peculiaridades do exame físico do idoso. Rev Med Minas Gerais. 2011;21(2):181-185.
-Da Silva NB, Migon EZ, Martins FK. Manual de Semiologia. 2004. Disponível em:<>. Acesso em: 07/11/2017.
-Amarante G. Semiologia Cardiovascular B3,B4, Cliques, estalidos e Atrito Pericárdico. Disponível em: <http://www.uff.br/cursodesemiologia/images/stories/Uploads/semio_cardiovascular/aulas/aula4_b3b4.pdf>. Acesso em: 7 novembro 2017.
-InterFisio. Disponível em: <http://ead.interfisio.com.br/curso/imagiologia-de-torax>. Acesso em: 30 Outubro 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.