FIBROSE HEPÁTICA: NOVAS TERAPIAS PARA SUA REVERSÃO.
Resumo
Introdução:A cirrose é o estágio final do processo de fibrose hepática e tem como consequência a formação de nódulos difusos, capilarização dos sinusóides hepáticos, formação de shunts vasculares e regeneração desorganizada do parênquima hepático. Por muito tempo foi considerada uma patologia de natureza irreversível, contudo, os avanços dos estudos na área demonstram que há meios de impedir a progressão do processo fibrogênico e até mesmo regressão. Objetivo:O principal foco de estudo está direcionado para um grupo de células que residem no espaço de Disse e desempenham papel fundamental no processo de fibrose, as células estreladas hepáticas. Métodos:Foi realizado uma revisão sistemática, com busca nas plataformas digitais Scielo, PubMed, Jama, Lilacs. Desenvolvimento:as células estreladas quando ativadas se transformam em miofibroblastos secretores de colágeno contribuindo para a fibrose hepática, portanto as mais novas pesquisas tem sido voltadas para a elucidação das vias de ativação dessas células, para que assim novas drogas anti fibróticas possam ser desenvolvidas. Conclusão:Com o conhecimento das vias de sinalização para a formação de fibrose hepática, novas terapias para a reversão deste processo tem se tornado possíveis.
Referências
- Guedes, R. G. D. ; Ribeiro, M. S. Cirrose hepática: Investigação e interpretação diagnóstica por imagem. NEWSLAB , v. 24, p. 30, 2017.
- IIDA, Vivian Helena et al. Cirrose hepática: aspectos morfológicos relacionados às suas possíveis complicações. Um estudo centrado em necropsias. J. Bras. Patol. Med. Lab. [online]. 2005, vol.41, n.1, pp.29-36. ISSN 1678-4774. http://dx.doi.org/10.1590/S1676-24442005000100008.
-Mattos AA, Corrêa EBD. Tratado de Hepatologia. 1ª edição. São Paulo. Editora Rubio. 2017
-Ellis LE, Mann D. Clinical evidence for the regression of liver fibrosis. J Hepatol. 2012 May;56(5):1171-80. doi: 10.1016/j.jhep.2011.09.024. Epub 2012 Jan 13.
- Lima LMM; Martins JA; Nader HB; Lacet CMC; Pinhal MAS. Valor preditivo de marcadores séricos de fibrose hepática em pacientes portadores de hepatite crônica viral C. J Bras Patol Med Lab. 2008.
–Silva ISS. Cirrose hepática. Cadernos de Gastroenterologia UNIFESP.
- Jung YK, Yim HJ. Reversal Of Liver Cirrhosis: Current evidence and expectations. KJIM. 2017
- Huanga Y, Deng X, Liang J. Modulation of Hepatic Stellate Cells and Reversibility of Hepatic Fibrosis. Elsevier. 2017
-Junior RFM, Salvalaggio P, Rezende MB, Matielloatall CEL. Transplante de fígado: historia, resultados e perspectivas. Einstein. 2015
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.