O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE COM PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA
Resumo
: As infeções provenientes do ambiente hospitalar (nosocomiais) constituem um importante e grave problema nos ambientes de terapia intensiva. Dentre elas, se destaca a pneumonia nosocomial, que tem a Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) como sua principal causa etiológica. A PAVM é definida como o quadro de pneumonia que se instala 48-72 horas após a intubação orotraqueal. É considerada uma complicação da ventilação mecânica e leva a piora dos indicadores de morbimortalidade dos pacientes acometidos por ela.
Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise epidemiológica descritiva quantitativa por meio dos dados colhidos junto a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Ficha de Notificação de Infecção Hospitalar de Pneumonia Associadas à Ventilação dos pacientes internados no CTI do HCTCO que adquiriram Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica durante a internação nesse nosocômio.
Os resultados demonstram que dos 252 pacientes internados no CTI entre 1 de janeiro de 2016 à 31 agosto de 2017 em VM, foram identificados 52 casos confirmados, sendo 31 casos em 2016 e 21 casos em 2017 (até agosto). Evidenciou-se uma incidência de 20,66%, média de idade de 55 anos, prevalência em homens, mortalidade intra-hospitalar de 46,15%. A média de permanência da VM nos pacientes com PAVM é de 30,14 dias. O tempo de internação dos pacientes diagnosticados com PAVM é 33.4% maior que os pacientes sem PAVM. O TCE é principal diagnóstico de admissão associada a PAVM, além de a K.pneumoniae ser o tipo de microorganismo mais associado a essa complicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.