HEPATITE B NA GESTAÇÃO E OS CUIDADOS PRESTADOS AOS RECÉM- NASCIDOS
Resumo
Introdução: As hepatites virais são doenças infecto contagiosas que possuem elevada incidência, sendo a do Tipo B a mais prevalente. Essa entidade pode ser transmitida verticalmente sendo preconizado a realização do teste HBsAg em todas as gestantes objetivando promover a prevenção, por meio da imunização passiva e ativa, dos neonatos de mães com teste positivo no pré-natal. Metodologia: Para o desenvolvimento desse trabalho foram selecionados estudos, encontrados no portal BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, empregando os seguintes descritores: gestante, hepatite B, prevalência e transmissão vertical. A partir dessa busca foram utilizados nessa revisão 16 artigos e 2 manuais que dissertavam sobre a hepatite B relacionando-a com a gestação e a transmissão vertical. Resultados: A prevalência da hepatite B em gestantes varia de acordo com a endemicidade da infecção na região geográfica e população estudada. Inúmeros estudos demonstraram baixa endemicidade do vírus da hepatite B em grávidas atendidas por diversificados serviços de saúde. Contudo, encontrou-se alta transmissão do HBV das mães soropositivas para o feto. Diante disso, o RN cuja mãe é HBsAg-positiva ou apresentar imunologia desconhecida deve receber a primeira dose da vacina e uma dose de imunoglobulina contra o HBV dentro das primeiras 12 horas do pós-parto. E, deve-se optar pelo parto cesáreo quando a infecção não é identificada e tratada durante a gestação. Conclusão: É de suma importância a realização do rastreio sorológico para o vírus da hepatite B no pré-natal para que, nos RN de mães soropositivas e que não realizaram o adequado tratamento, sejam adotadas medidas preventivas visando evitar a transmissão vertical desse agente que pode gerar diversos malefícios na saúde do seu portador.Downloads
Publicado
2019-06-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.