A AVALIAÇÃO DISCENTE COMO INSTRUMENTO DE APRIMORAMENTO EDUCACIONAL NA PESQUISA EXPERIMENTAL

Autores

  • Alessandra L. Malafaia
  • Ana Luiza P. C. Pinto
  • Camila M. Gularte
  • David C. D. de Oliveira
  • Gabrielly L. Ferri
  • Karoline da C. Romanesco
  • Lorena M. Borges
  • Luiz Gustavo P. Braga
  • Marina M. S. Lopes
  • Raphaella A. Carneiro
  • Tainá G. Rossi
  • Samira G. Rodrigues
  • Marcel Vasconcellos Faculdade de Medicina, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO.

Resumo

Introdução: Entre as diversas propostas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP), permite ao estudante desenvolver o papel de agente principal responsável por sua aprendizagem. No entanto, tão importante quanto a metodologia a ser utilizada, deve ser a sua avaliação, ou seja, a interpretação e atribuição de significados às propostas que resultaram na aprendizagem. Objetivo: Utilizar a avaliação discente como instrumento de aperfeiçoamento e acompanhamento da qualidade de ensino da Instrutoria de Pesquisa Experimental. Métodos: Realizou-se uma pesquisa descritiva com uma amostra composta por 54 estudantes de gêneros e idades distintas, do quarto período do Curso de Graduação em Medicina. Os estudantes não foram identificados, e participaram espontaneamente. Dada a natureza da pesquisa (aprimoramento educacional), não houve registro no sistema CEP/CONEP, de acordo com a Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Responderam ao questionário 62% dos alunos. Cerca de 81,5% dos respondentes, relataram uma mudança dos seus conceitos sobre a instrutoria e 70,4% consideraram que os conhecimentos adquiridos foram válidos a sua formação profissional. Quanto ao local das instrutorias práticas, 87% o consideraram adequado e 55,6% dos alunos, que os recursos materiais disponíveis foram suficientes para o desenvolvimento dos projetos. Cerca de 89% dos alunos sugeriram uma melhor distribuição das aulas, e 87% atribuíram à Instrutoria um bom conceito. Conclusões: O estudo trouxe informações para o aprimoramento da Instrutoria, e mobilizou os alunos a participarem de eventos acadêmicos e publicações científicas. 

Descritores: Ensino; Avaliação educacional; Pesquisa experimental.

Biografia do Autor

Marcel Vasconcellos, Faculdade de Medicina, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO.

Zootecnista graduado pela UFRRJ. Médico Veterinário graduado pela Universidade de Marília (UNIMAR). Pós-Graduado em Oncologia Veterinária (Instituto Qualittas- Universidade Castelo Branco). Prof. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da UFRJ. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas, pela Faculdade de Medicina da UFRJ. Professor Colaborador Assistente I-A, da Disciplina Pesquisa Experimental da Faculdade de Medicina, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

 

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Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigos