REPERCUSSÕES DE PATOLOGIAS TIREOIDIANAS NA GESTAÇÃO
Resumo
Descritores – Hipertireoidismo; Hipotireoidismo; Complicações da gestação
Keywords – Hyperthyroidism; Hypothyroidism; Pregnancy Complications
RESUMO: Introdução – Mesmo que tenha uma baixa prevalência na população rastreada, as patologias tireoidianas apresentam um grau de gravidade durante a gestação que deve ser valorizado. A pré-eclâmpsia, o abortamento e a prematuridade têm no hipo e no hipertireoidismo uma causalidade importante. Em nosso país, a glândula é negligenciada durante o pré-natal e, este trabalho procura resgatar esta importância. Cabe ressaltar, que não nos ocupamos das patologias imunológicas, pois estas merecem um trabalho a parte. Objetivo – Procurar entre ensaios clínicos recentes a possibilidade de novos protocolos e/ou propostas terapêuticas que possam exercer impacto positivo na rotina obstétrica. Método – Pesquisa nos principais sítios de busca em Medicina, usando como descritores: hipotireoidismo, hipertireoidismo, prematuridade, complicações na gravidez e gestação de alto risco. Aceitos artigos em língua inglesa, portuguesa e espanhola, com critério de tempo nos últimos 10 anos. Resultados – A revisão mostrou que poucas novidades foram acrescentadas aos protocolos vigentes, e aceitou como ponto final o consenso americano publicado este ano. Conclusões – O hipotireoidismo subclínico deve ser valorizado em sua forma terapêutica; o acréscimo de iodo ao sal ainda é a melhor forma preventiva do hipotireoidismo; a levotiroxina e o propiltiuracil são as melhores opções para o tratamento, respectivamente, do hipo e do hipertireoidismo; o TSH é a melhor forma de acompanhamento destas pacientes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.