SÍNDROME DE HELLP: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Introdução: A hipertensão e proteinúria aumentada na gravidez, caracterizam a pré-eclâmpsia, afecção grave, que acomete a gestante constituindo causa de complicações de grande impacto na mortalidade materno infantil, e tem como uma complicação a Síndrome HELLP. Essa última afeta 0,5 a 0,9% das mulheres com pré-eclâmpsia e tem complicações graves. Sua fisiopatologia ainda não está totalmente esclarecida, e tem um diagnóstico difícil de ser realizado. Além disso, ainda não existe tratamento realmente eficaz para essa síndrome, a não ser a retirada do feto. Dessa forma, destaca-se a enorme importância de estuda-la e investiga-la mais, afim de que haja seu esclarecimento e melhora de prognóstico. Objetivos: Compreender melhor sobre a fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da Síndrome HELLP. Métodos: Esse artigo é uma revisão integrativa de literatura. As buscas foram realizadas através de bases de dados bibliográficos, como PubMed, Scielo, Google Academics, BVS, no intervalo entre 2009 e 2019. Resultados: A Síndrome HELLP não possui sua fisiopatologia totalmente esclarecida ainda, entretanto, através da fisiologia da gravidez e as modificações que ocorrem nessa patologia, possibilitou criar algumas hipóteses para justificar a ocorrência dessas. Além disso, não existe um tratamento eficaz sem ser a retira do feto, entretanto, é necessário o diagnóstico precoce e oportuno para poder salvar a mãe e o feto de desfechos mórbidos dessa doença. Conclusão: É necessário que se estude mais sobre essa síndrome, para que seu diagnóstico e sua intervenção ocorram de forma o mais cedo possível. Assim, é essencial que se investigue mais sobre sua fisiopatologia e diferentes formas de tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.