A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA PESQUISA EXPERIMENTAL.

Autores

  • Marcel Vasconcellos Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Teresópolis, RJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Resumo

Introdução: A aprendizagem colaborativa é um processo de construção conjunta e mútua entre os membros de um determinado grupo com o objetivo de buscar conhecimentos e competências. Haja vista que a pesquisa experimental requer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras tais como o treinamento de técnicas cirúrgicas, o estudo visa comparar o método tradicional de ensino versus o processo de aprendizagem colaborativa. Objetivos: Realizar uma análise comparativa de ambas metodologias (tradicional versus colaborativa). Métodos: A pesquisa aprovada pelo CEP/UNIFESO sob o n.º 3.915.526. A amostra composta por (n = 74) alunos do 3º período do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO, foi distribuída em oito grupos. Técnicas de sutura foram praticadas em modelo substitutivo desenvolvido no Laboratório de Ciência Animal. Após instrutorias práticas, realizou-se a primeira avaliação, cujos critérios foram baseados no tempo para execução da tarefa; qualidade da técnica (simetria, tensão adequada, equidistância entre os pontos e empunhadura correta dos instrumentais cirúrgicos. Registrou-se a média de cada grupo na composição de um gráfico de desempenho. Os alunos com desempenho abaixo da média (Grupo I), foram auxiliados pelo segundo grupo, composto por alunos com desempenho acima da média (Grupo II). Apenas o Grupo I realizou uma segunda avaliação.  Ao final, os dados foram analisados. Resultados: As médias obtidas nas variáveis analisadas se mostraram superiores às obtidas incialmente pelo grupo em que se utilizou a metodologia tradicional. Conclusões: O êxito do processo da aprendizagem colaborativa na disciplina, pode ser verificado tanto qualitativa como quantitativamente.

Biografia do Autor

Marcel Vasconcellos, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Teresópolis, RJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Zootecnista graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Médico Veterinário graduado pela Universidade de Marília (UNIMAR). Possui especialização em Oncologia Veterinária pelo Instituto de Pós-Graduação Qualittas. Mestre e Doutorando em Ciências Cirúrgicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Orientador da Liga Acadêmica de Cirurgia Experimental. Revisor dos periódicos internacionais Journal of Surgery e Annals of Hepatology. Membro da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL). Participa de Grupo de Pesquisa em Cirurgia Experimental da UFRJ (Certificado pelo CNPq); na Linha de Pesquisa de Biologia Celular e Molecular em Cirurgia, com ênfase nos temas: isquemia e reperfusão visceral, estresse oxidativo e radicais livres derivados do oxigênio, cicatrização e regeneração, inovação tecnológica em cirurgia e células tronco.

Downloads

Publicado

2020-12-15