A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA PESQUISA EXPERIMENTAL.
Resumo
Introdução: A aprendizagem colaborativa é um processo de construção conjunta e mútua entre os membros de um determinado grupo com o objetivo de buscar conhecimentos e competências. Haja vista que a pesquisa experimental requer o desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras tais como o treinamento de técnicas cirúrgicas, o estudo visa comparar o método tradicional de ensino versus o processo de aprendizagem colaborativa. Objetivos: Realizar uma análise comparativa de ambas metodologias (tradicional versus colaborativa). Métodos: A pesquisa aprovada pelo CEP/UNIFESO sob o n.º 3.915.526. A amostra composta por (n = 74) alunos do 3º período do Curso de Graduação em Medicina do UNIFESO, foi distribuída em oito grupos. Técnicas de sutura foram praticadas em modelo substitutivo desenvolvido no Laboratório de Ciência Animal. Após instrutorias práticas, realizou-se a primeira avaliação, cujos critérios foram baseados no tempo para execução da tarefa; qualidade da técnica (simetria, tensão adequada, equidistância entre os pontos e empunhadura correta dos instrumentais cirúrgicos. Registrou-se a média de cada grupo na composição de um gráfico de desempenho. Os alunos com desempenho abaixo da média (Grupo I), foram auxiliados pelo segundo grupo, composto por alunos com desempenho acima da média (Grupo II). Apenas o Grupo I realizou uma segunda avaliação. Ao final, os dados foram analisados. Resultados: As médias obtidas nas variáveis analisadas se mostraram superiores às obtidas incialmente pelo grupo em que se utilizou a metodologia tradicional. Conclusões: O êxito do processo da aprendizagem colaborativa na disciplina, pode ser verificado tanto qualitativa como quantitativamente.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.