COVID19- INFORMAÇÃO CIENTIFICA, AUTONOMIA DAS PESSOAS E DEFESA DA VIDA
Resumo
Introdução: Este estudo foi motivado pela divulgação de múltiplas informações distorcidas ou enganosas observadas nas diferentes mídias que chegam a toda a população, assim como por declarações de gestores de saúde e políticos que apontam a ciência como o pilar para tomar decisões nas políticas de saúde. Por diferentes razões, quase sempre, não demostram como isto ocorre numa linguagem de compreensão fácil pela população. Objetivo: Contribuir para a superar estas dificuldades de comunicação por parte de quem informa, incluindo os diferentes profissionais de saúde e oferecer a possibilidade para quem é informado compreender como é complexo construir o conhecimento, indicando a estes como pode apropriar-se ou checar a validade das informações que recebe. Método: Apresenta fontes científicas de informação disponíveis para livre acesso. Demonstra-se como é feita uma pesquisa aplicando uma metodologia quantitativa, a velocidade de produção e a evolução das pesquisas a nível mundial sobre Covid19. Resultados: O artigo explicita como a ciência opera para definir a qualidade dos estudos, promove sínteses e assim assegura maior consistência às recomendações cientificas para a tomada de decisão pelos operadores de saúde. São apresentados alguns exemplos muito significativos de pesquisas relevantes, destacando os aspectos que contribuem para compreender o momento da ciência frente à pandemia Covid19. Conclusão: Se você imagina que vai encontrar aqui uma dica de remédio ou vacina milagrosa, não perca seu tempo, entretanto, se quiser ampliar sua autonomia na busca de informações sobre a saúde de um modo geral e, particularmente, sobre a pandemia Covid19, esta é uma oportunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.