RETINOPATIA DIABÉTICA E FOTOCOAGULAÇÃO A LASER:UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Introdução
O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença global, com prevalência estimada em de cerca de 415 milhões de pessoas. Pacientes com DM apresentam risco elevado de mortalidade e morbidades associadas, como a retinopatia diabética (RD). A RD é a principal causa de cegueira na população economicamente ativa.
Objetivos
Realizar revisão de literatura a respeito da fisiopatologia, fatores de risco e diagnóstico da RD e de seu tratamento com fotocoagulação a laser.
Métodos
Esse artigo de revisão foi elaborado a partir de buscas realizadas através de bases de dados bibliográficos, como PubMed, SciELO e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).
Resultados
A base da fisiopatologia da RD é a quebra da barreira hemato-retiniana, com aumento da permeabilidade vascular, exclusão capilar e insulto hipóxico-isquêmico à retina. O diagnóstico é realizado através de fundoscopia e a angiofluoresceínografia (AFG) é exame fundamental para planejamento terapêutico. A fotocoagulação a laser é indicada a fim de reduzir a área de tecido retiniano isquêmico, e apresenta resultados benéficos ao desacelerar e prevenir a perda visual pela RD.
Conclusão
A fotocoagulação a laser é um importante pilar no tratamento da RD ao reduzir a progressão da perda visual, e funcionar como alternativa aos antiangiogênicos intravítreos, modalidade terapêutica muitas vezes inacessível aos pacientes usuários do sistema público de Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.