O ENSINO DA HISTÓRIA DA MEDICINA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: IMPORTÂNCIA E DESAFIOS
Resumo
Introdução: a História da Medicina vem sendo construída ao longo das eras, concomitante ao crescimento da própria Medicina. Seu ensino foi introduzido no início do século XX, pelo alemão Karl Sudhoff e, no Brasil, em 1832, nas faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro. Após tanto tempo, nunca foi tão atual a discussão da manutenção deste ensino nas faculdades de Medicina. Objetivo: entender a importância do ensino das Humanidades na graduação médica, especificamente da História da Medicina, apresentando as principais estratégias utilizadas para seu estudo e pesquisa. Métodos: revisão bibliográfica sobre a importância do ensino da História da Medicina na graduação médica, e as estratégias utilizadas para promover seu ensino. Resultados: o estudo da História da Medicina aproxima o estudante do pensamento humanístico, promovendo o pensamento crítico, possibilitando entender e lidar com as várias mudanças nos tempos históricos, construir valores culturais e de concepção de mundo, além de oportunizar a construção de uma postura profissional ao futuro médico, enfrentando o tecnicismo excessivo vigente. Para tanto, as diversas formas de oferecer seu ensino revelam estratégias interessantes para sua manutenção no currículo médico. Conclusões: debates e ações para a inserção e manutenção do ensino da História da Medicina são extremamente necessários, dentro do currículo da faculdade de Medicina, uma vez que o médico não é apenas um técnico, mas o portador dos grandes ensinamentos da nobre e sagrada arte hipocrática. Novas formas de estabelecer este ensino são debatidas e experimentadas, na tentativa de torna-la atrativa aos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.