LEUCOCORIAS E SEUS DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS: UM RELATO DE CASO
Resumo
RESUMO:
Introdução: A leucocoria se define pelo reflexo pupilar branco, róseo ou amarelo esbranquiçado evidenciado no teste de Bruckner, que deve ser realizado ao nascimento e nas consultas posteriores. Estabelecido o diagnóstico deve ser feita busca por sua etiologia. A toxocariase é uma doença de distribuição mundial, responsável por 16% dos casos infantis de leucocoria. É causada pelos nematódeos Toxocara canis e Toxocara cati encontrados em cachorros e gatos, sendo os filhotes a principal fonte de infecção. Essa patologia ainda é subdiagnosticada devido à inespecificidade de seu espectro clinico, acarretando em danos visuais permanentes a criança. Objetivos: relatar um caso infantil de leucocoria unilateral com diagnóstico tardio, tendo como etiologia a toxocaríase ocular, com evolução de perda completa da visão. Métodos:as informações foram obtidas através de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão de literatura. Considerações finais: a implementação do teste do reflexo vermelho nas maternidades é de extrema importância, uma vez que o método possibilita o diagnóstico precoce da leucocoria. A busca pela etiologia do reflexo branco ainda é um desafio, não obstante quanto mais cedo é feita a detecção da afecção ocular, menores são os danos visuais permanentes.
Descritores: Toxocaríase, toxoplasmose ocular, diagnóstico diferencial.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.