INTERMAÇÃO POR ATIVIDADE FÍSICA E HEPATITE FULMINANTE: UM RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: A intermação induzida por exercício físico, acomete indivíduos expostos a exercícios intensos e/ou de longa duração, em condições climáticas de temperatura elevada associada à alta umidade do ar. É uma condição potencialmente fatal, que pode levar o indivíduo a desenvolver rabdomiólise, com consequente insuficiência de múltiplos órgãos, com destaque para a hepatite fulminante. Objetivo: Relatar os danos causados pela intermação induzida por exercício físico, com destaque para o sistema hepático. E analisar suas consequências e as possibilidades de exames complementares e abordagem terapêutica. Métodos: Foi realizada análise do prontuário do paciente e anamnese. Foram utilizados dezessete artigos, sendo um em espanhol, 10 em inglês e 6 em português de 1997 até 2017, coletados nos sistemas BVS, PUBMED, MEDLINE e LILACS usando os descritores “Insuficiência Hepática Aguda”, “Rabdomiólise”, “Intermação induzida por exercício”, e todos relatavam os efeitos causados pela intermação induzida por exercício físico no organismo. Com aprovação no CEP (CAAE: 32861420.2.0000.5247). Conclusão: Devido à inespecificidade de sinais e sintomas e pela sua relativa raridade em casos de intermação desenvolvida por atividade física intensa, especialmente em indivíduos não capacitados para tal atividade, a rabdomiólise desenvolvida pode ser fatal caso não seja reconhecida a tempo. Então, após o relato de caso apresentado e análise dos artigos selecionados para o presente estudo, observou-se que o maior objetivo terapêutico é reconhecer e tratar as complicações tão cedo quanto possíveis.
Descritores: Insuficiência Hepática Aguda, Rabdomiólise, Intermação induzida por exercício.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.