DOENÇA CELÍACA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE CASOS.

Autores

  • Danielle da Cunha Araújo Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA e membros da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.
  • Maiany Alves Cisne Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA e membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.
  • Galber Santos Oliveira Filho Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA e membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.
  • Ananda Milena Martins Vasconcelos Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA e membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.
  • Georgia Velozo Andrade Costa Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA e membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.
  • Gabriela Bezerra Cassol Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA e membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta -UNINTA e orientadora da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Resumo

Introdução: A doença celíaca é uma intolerância à ingestão de glúten, contido em cereais, em indivíduos geneticamente predispostos, caracterizada por um processo inflamatório que envolve a mucosa do intestino delgado, gerando a atrofia das vilosidades intestinais e uma variedade de manifestações clínicas. Objetivo: Este estudo objetivou realizar uma revisão sistemática acerca da doença celíaca, destacando as principais características clínicas dos pacientes advindos dos relatos de caso, identificando também outras doenças associadas, o estilo nutricional adotado, formas de diagnóstico e os sintomas mais frequentes informados pelos pacientes. Metodologia: A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se em uma revisão sistemática a qual tem como intuito explorar a doença celíaca e analisar os principais impactos na qualidade de vida das pessoas afetadas por essa patologia. O levantamento de dados eletrônicos foi realizado nas bases de dados escolhidas nesta pesquisa, identificando um total de 36.479 referências relacionadas à doença celíaca (“celiac disease”) das quais 56,25% eram provenientes da BVS, 14,5% do PUBMED, 0,75% foram encontradas na CAPES e 28,5% do Google Acadêmico, avaliando as seguintes variáveis: “sexo”, “idade”, “diagnóstico prévio”, “crise celíaca”, “evolução com dieta isenta de glúten” e “principais sintomas”. Resultados: Foram perceptíveis as repercussões clínicas que podem ser advindas do diagnóstico tardio da doença celíaca, que pode evoluir para uma crise celíaca, e para outras diversas patologias que podem estar associadas a essa enteropatia. Conclusão: Portanto, o estudo confirma a relevância dessa enteropatia e de sua prevenção, com intuito de mitigar sua incidência e evitar possíveis repercussões associadas ao diagnóstico tardio da doença.

Downloads

Publicado

2022-08-30