DOENÇA CELÍACA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE CASOS.
Resumo
Introdução: A doença celíaca é uma intolerância à ingestão de glúten, contido em cereais, em indivíduos geneticamente predispostos, caracterizada por um processo inflamatório que envolve a mucosa do intestino delgado, gerando a atrofia das vilosidades intestinais e uma variedade de manifestações clínicas. Objetivo: Este estudo objetivou realizar uma revisão sistemática acerca da doença celíaca, destacando as principais características clínicas dos pacientes advindos dos relatos de caso, identificando também outras doenças associadas, o estilo nutricional adotado, formas de diagnóstico e os sintomas mais frequentes informados pelos pacientes. Metodologia: A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se em uma revisão sistemática a qual tem como intuito explorar a doença celíaca e analisar os principais impactos na qualidade de vida das pessoas afetadas por essa patologia. O levantamento de dados eletrônicos foi realizado nas bases de dados escolhidas nesta pesquisa, identificando um total de 36.479 referências relacionadas à doença celíaca (“celiac disease”) das quais 56,25% eram provenientes da BVS, 14,5% do PUBMED, 0,75% foram encontradas na CAPES e 28,5% do Google Acadêmico, avaliando as seguintes variáveis: “sexo”, “idade”, “diagnóstico prévio”, “crise celíaca”, “evolução com dieta isenta de glúten” e “principais sintomas”. Resultados: Foram perceptíveis as repercussões clínicas que podem ser advindas do diagnóstico tardio da doença celíaca, que pode evoluir para uma crise celíaca, e para outras diversas patologias que podem estar associadas a essa enteropatia. Conclusão: Portanto, o estudo confirma a relevância dessa enteropatia e de sua prevenção, com intuito de mitigar sua incidência e evitar possíveis repercussões associadas ao diagnóstico tardio da doença.Downloads
Publicado
2022-08-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.