A OBESIDADE INFANTO-JUVENIL RELACIONADA COM A INCIDÊNCIA DE ESTEATOSE HEPÁTICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Introdução: A obesidade, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se de um excesso de gordura corporal, que ocasiona prejuízos à saúde. Esse excesso de gordura pode ocasionar esteatose hepática, um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos (células hepáticas), também conhecida como o estágio inicial da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Objetivo: Analisar a relação da obesidade com o alto índice de esteatose hepática em crianças e adolescentes, no Brasil. Metodologia: Este trabalho trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Dessa forma, foram selecionados textos em inglês e português, publicados nos anos de 2017 a 2022, por meio dos descritores “gordura no fígado”, “obesidade infantil” e “dieta hiperlipídica”. Resultados: Foram encontrados 30 artigos relacionados ao tema abordado. Contudo, oito desses artigos foram excluídos, pois foram publicados em uma data anterior a 2017. Desse modo, 22 artigos foram utilizados para o embasamento desse trabalho, sete em inglês e 15 em português, publicados nos anos de 2017 a 2022. Conclusão: Conclui-se que a esteatose hepática e a Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica- NAFLD é uma condição frequente na infância e adolescência, devido ao aumento expressivo da obesidade na população infanto-juvenil.Downloads
Publicado
2024-09-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.