O MANEJO DE PACIENTES COM DEPRESSÃO E ANSIEDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: BARREIRAS E SOLUÇÕES
Resumo
Este artigo analisa, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as barreiras e soluções para o manejo clínico de pacientes com depressão e ansiedade na Atenção Primária à Saúde (APS). A metodologia envolveu uma busca sistemática nas bases de dados MEDLINE, Embase, Scopus, SciELO e LILACS, abrangendo o período de janeiro de 2000 a abril de 2025, que resultou na análise de 15 publicações que atenderam a critérios de elegibilidade rigorosos. Os resultados evidenciam que as principais barreiras são sistêmicas e interconectadas, incluindo a formação profissional insuficiente, a sobrecarga de trabalho e a fragmentação da rede de cuidado, que se articulam com o estigma social, a baixa adesão terapêutica e as vulnerabilidades socioeconômicas dos pacientes. Como soluções, a literatura aponta para a necessidade de um cuidado integrado, que combine o uso racional de psicofármacos com intervenções psicossociais breves, como a Terapia de Resolução de Problemas, e que seja sustentado por modelos organizacionais como o Apoio Matricial e o Cuidado Colaborativo, com o suporte inovador da telessaúde para ampliar o acesso. Conclui-se que a superação dos desafios exige uma abordagem sinérgica, que articule as estratégias clínicas e organizacionais, e que seja viabilizada por políticas públicas consistentes, visando fortalecer o papel da APS como ordenadora de um cuidado em saúde mental mais resolutivo, humanizado e acessível.
Descritores: Atenção Primária à Saúde; Depressão; Ansiedade; Sistemas de Saúde Integrados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.