EDITORIAL
Resumo
Necessário enfatizar uma cobrança sempre presente no setor da saúde que é a humanização das relações e estas obrigatoriamente necessitam de um ser humano. Importante salientar que um diagnóstico, tratamento clínico ou cirúrgico ou um consolo ainda dependem de uma sensibilidade que as máquinas não tem. Elas ainda não sabem selecionar o mais significativo em uma conversa, não conseguem sentir uma olhar, perceber uma palidez que se mostra em diferentes formas em cada pessoa, sentir a palpação nas suas diferentes nuances, perceber alterações simples que apenas os humanos percebem e finalmente palavras de apoio, consolo ou incentivo que dependem de momento adequado, e estes momentos são diferentes em cada pessoa. As tecnologias são extremamente bem-vindas e devem ser utilizadas para melhorar nosso desempenho, naquilo que não temos tanta velocidade ou capacidade de acúmulo de conhecimento. Seja muito bem-vinda IA, mas usada para o bem, com ética e em apoio ao ser humano. Humanidade é coisa de humanos. Pelo menos por enquanto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.