ADESÃO AOS PACOTES DA SURVIVING SEPSIS CAMPAIGN 2013

Autores

  • Diego Lucas Soares de Almeida D.L.S.A Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Mario Castro Alvarez Perez

Resumo

RESUMO

Introdução: A sepse é definida como uma resposta sistêmica a uma doença infecciosa causada por bactéria, vírus, fungo ou protozoário, causando anualmente, no mundo inteiro, milhões de mortes. A Surviving Sepsis Campaign (SSC), orienta a realização de pacotes de avaliação e conduta para o tratamento de pacientes sépticos, em um conjunto de medidas (sete itens) que devem ser procedidas nas primeiras 3 e 6 horas após o diagnóstico de sepse.

Objetivo: avaliar a taxa de adesão aos pacotes da SSC numa unidade de tratamento intensivo (UTI) de um hospital-escola de médio porte num município do estado do Rio de Janeiro.

Metodologia: Estudo prospectivo, conduzido através da análise de variáveis extraídas a partir de um questionário padrão contendo 31 itens em pacientes adultos. Entre as variáveis analisadas estão: presença de comorbidades, coleta de hemoculturas em tempo adequado, início da antibioticoterapia empírico, tempo decorrido entre o momento do diagnóstico de sepse e o início dos pacotes da SSC, entre outros preconizados pelo SSC.

Conclusão: Em todos os pacientes analisados o protocolo de sepse foi aplicado no tempo preconizado pela SSC. No entanto, todos os pacientes vieram a óbito, o que pareceu devido à significativa gravidade das infecções em curso e à presença de comorbidades prévias. A pesquisa observacional, foi possível concluir que o protocolo então vigente da SSC não foi realizado de maneira adequada na UTI, no entanto, não se pode afirmar que o desfecho dos pacientes está relacionado ao não comprimento do protocolo.

Biografia do Autor

Diego Lucas Soares de Almeida D.L.S.A, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Participou como monitor de anatomia voluntário nos anos de 2016 e 2017  e foi monitor titular de anatomia nos anos de 2013. 2014, e 2015, também foi monitor de propedêutica (Laboratório de Habilidade) no ano de 2016 do Centro Universitário Serra dos Órgãos, ex membro das ligas do Centro Universitário Serra dos Órgãos: Cardiologia, Pneumologia, Grupo de História da Medicina, Oftalmologia e Anatomia além de ter participado do corpo diretor das ligas de Anatomia e Oftalmologia nos anos de 2012 a 2016. Fez estágio extracurricular não obrigatório em Terapia Intensiva de Adulto de 12 horas semanais no anos de 2015, 2016 e 2017 no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano.

Downloads

Publicado

2017-07-23

Edição

Seção

Artigos