ECULIZUMAB NA SÍNDROME HEMOLÍTICA-URÊMICA
Resumo
Introdução: A síndrome hemolítica urêmica (SHU) é uma entidade clínica grave e rara que se encontra dentro do grupo das microangiopatias trombóticas (MAT). A SHU pode ser classificada em típica e atípica. A primeira é mais comum em crianças entre 2 a 6 anos e é secundária, principalmente à infecção por alguns tipos de Escherichia coli. Já a forma atípica pode ser esporádica ou familiar, apresenta pior prognóstico, com alta morbidade e mortalidade na fase aguda, sendo uma importante causa de insuficiência renal terminal na infância. Objetivo: Relatar um caso de um lactente 10 meses de idade, diagnosticado com SHUa, do sexo masculino, previamente hígido, com história familiar de microangiopatia trombótica que iniciou tratamento com Eculizumab. Metodologia: Foi realizada uma análise do prontuário do paciente e revisão da literatura nacional e internacional utilizando os dados da Revista Internacional de Nefrologia e da Scielo, sendo selecionados artigos publicados nos últimos 15 anos, abordando síndrome hemolítico-urêmica, sistema complemento e microangiopatias trombóticas. A pesquisa bibliográfica incluiu artigos originais e artigos de revisão, escritos na língua portuguesa e inglesa. Conclusão: Após análise de prontuário e revisão bibliográfica podemos concluir que a introdução do eculizumab na terapêutica da Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica mostrou não só melhora clínica e laboratorial, como também redução da morbidade e mortalidade dos pacientes com a doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.