USO DE APARELHO AUDITIVO E MELHORA DO ZUMBIDO
Resumo
Zumbido é um sinal de mau funcionamento do sistema auditivo. Uma forma de avaliação do zumbido é por meio de um questionário conhecido como Tinnitus Handicap Inventory (THI), que visa quantificar os déficits psicoemocionais e funcionais provocados pelo sintoma. Aproximadamente 90% dos pacientes que apresentam zumbido apresentam também algum tipo de perda auditiva. Em diversos casos, os tratamentos através do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) podem aliviar o sinal de zumbido. Objetivo: Verificar os benefícios do aparelho auditivo para pacientes com queixa de zumbido avaliados por meio do questionário de gravidade do zumbido (QGZ). Métodos: Foram selecionados 16 pacientes com queixa de zumbido e perda auditiva do tipo neurossensorial e mista, independente do grau da perda, com possibilidades de responderem o questionário e que ainda não fazem uso do AASI. Após seleção foi feita a anamnese detalhada direcionada ao zumbido e aplicado o QGZ antes e após a adaptação do AASI, num intervalo de aproximadamente duas semanas. Resultados: Os dados indicam que a sensação de alívio do zumbido foi imediata com a adaptação do AASI, o nível de gravidade do zumbido na maioria dos casos passou de severo (56,25%) ou catastrófico (25,00%) para desprezível (87,50%) ou leve (12,50%) em apenas duas semanas de uso do AASI. Conclusões: Neste trabalho 100% dos sujeitos avaliados referiram melhora do zumbido em apenas duas semanas de adaptação do AASI. Portanto, diante destes resultados pode-se concluir que o AASI é um dispositivo eficaz para minimizar os efeitos do zumbido em indivíduos com perda auditiva, independente da severidade da mesma. Contudo, sugere-se que pesquisas com tempo maior de adaptação sejam feitas para verificar os resultados à longo prazo e a estabilidade dos mesmos. Descritores: Zumbido; aparelho auditivo; questionário de gravidade do zumbido.Downloads
Publicado
2017-07-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.