H. PYLORI VERSUS ÚLCERA GÁSTRICA NAS EDA DO HCTCO.
Resumo
O Helicobacter Pylori é uma bactéria gram negativa, com formato espiralar, com 4 a 6 flagelos. Considerada provavelmente a infecção mais comum em humanos, colonizando a mucosa gástrica e contribuindo para destruição das células gástricas, causando entre outras doenças, úlcera gástrica. Sua prevalência aumenta com a idade e com baixo nível socioeconômico do hospedeiro e não se modifica com gênero. Apesar de grande parte da população mundial ser infectada pelo H. pylori, apenas uma pequena parcela desenvolve alguma enfermidade, indicando que outros fatores devem estar envolvidos na gênese dessas doenças como mecanismos patogênicos da bactéria, predisposição genética do hospedeiro e o meio ambiente resultando em diferentes evoluções clínicas.
Objetivo: Determinar a prevalência da infecção pelo H. Pylori associada à úlceras gástricas diagnosticadas por endoscopia digestiva alta no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano. Métodos: Foram analisados dados de 1.403 pacientes submetidos à endoscopia digestiva alta no período de julho de 2014 a julho de 2016, e os achados endoscópicos de úlcera gástrica foram correlacionados com resultados de teste da urease, faixa etária e gênero. O programa Excel foi utilizado para interpretação de dados. Resultados: A prevalência do H. Pylori foi de 36,1%, com uma leve preferência pelo sexo masculino. A prevalência de úlcera gástrica foi de 1,5%, com leve preferência pelo sexo masculino e com 31,57 % positivos no teste da urease. Conclusões: Além da infecção pelo H. Pylori, outros fatores fisiopatológicos da bactéria ou do ambiente necessitam estar envolvidos para o desenvolvimento de úlcera gástrica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.