CRENÇAS E CONHECIMENTOS DOS DIABÉTICOS ACERCA DE SUA DOENÇA
Resumo
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome crônica e degenerativa que constitui um importante problema de saúde pública mundial. A percepção e a atitude dos pacientes em relação ao Diabetes são influenciadas pelas crenças e conhecimentos acerca da doença. Portanto, o profissional de saúde deve conhecer e respeitar as crenças dos pacientes para adaptar a abordagem e devem ser realizados programas de educação em saúde para aumentar o conhecimento sobre Diabetes, possibilitando melhor autocuidado e melhora da qualidade de vida. Objetivo: Identificar crenças e conhecimentos dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus acerca da sua doença e avaliar sua influência no tratamento. Métodos: Revisão de literatura utilizando as seguintes bases de pesquisa: PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em português e inglês. Resultados: As crenças influenciam na conceituação do Diabetes e nas práticas de autocuidado. O conhecimento, em geral, é insuficiente. Observaram-se bons resultados quando se avaliou o conhecimento de pacientes inseridos em programas de educação em Diabetes. Observou-se ainda que a aquisição de conhecimento não necessariamente gera mudança de comportamento. Conclusão: O profissional de saúde deve conhecer e respeitar as crenças dos pacientes para adaptar sua abordagem. Um bom conhecimento do paciente acerca do Diabetes possibilita o desenvolvimento de habilidades em relação ao autocuidado. A educação em Diabetes deve ser um processo permanente para possibilitar a construção e a consolidação de conhecimentos que favoreçam o autocuidado, promovendo autonomia dos pacientes, prevenindo complicações e melhorando sua qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.