CRENÇAS E CONHECIMENTOS DOS DIABÉTICOS ACERCA DE SUA DOENÇA

Autores

  • Hugo Rodrigues Costa UNIFESO
  • José R. B. Costa UNIFESO

Resumo

Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome crônica e degenerativa que constitui um importante problema de saúde pública mundial. A percepção e a atitude dos pacientes em relação ao Diabetes são influenciadas pelas crenças e conhecimentos acerca da doença. Portanto, o profissional de saúde deve conhecer e respeitar as crenças dos pacientes para adaptar a abordagem e devem ser realizados programas de educação em saúde para aumentar o conhecimento sobre Diabetes, possibilitando melhor autocuidado e melhora da qualidade de vida. Objetivo: Identificar crenças e conhecimentos dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus acerca da sua doença e avaliar sua influência no tratamento. Métodos: Revisão de literatura utilizando as seguintes bases de pesquisa: PubMed, Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em português e inglês. Resultados: As crenças influenciam na conceituação do Diabetes e nas práticas de autocuidado. O conhecimento, em geral, é insuficiente. Observaram-se bons resultados quando se avaliou o conhecimento de pacientes inseridos em programas de educação em Diabetes. Observou-se ainda que a aquisição de conhecimento não necessariamente gera mudança de comportamento. Conclusão: O profissional de saúde deve conhecer e respeitar as crenças dos pacientes para adaptar sua abordagem. Um bom conhecimento do paciente acerca do Diabetes possibilita o desenvolvimento de habilidades em relação ao autocuidado. A educação em Diabetes deve ser um processo permanente para possibilitar a construção e a consolidação de conhecimentos que favoreçam o autocuidado, promovendo autonomia dos pacientes, prevenindo complicações e melhorando sua qualidade de vida. 

Biografia do Autor

Hugo Rodrigues Costa, UNIFESO

Graduando do 12o período do curso de Medicina UNIFESO

José R. B. Costa, UNIFESO

Professor do curso de Medicina do UNIFESO

Downloads

Publicado

2017-07-24

Edição

Seção

Artigos