NOVAS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS DO MIELOMA MÚLTIPLO

Autores

  • Bruna Carminatti Bavaresco UNIFESO
  • Flávio Morgado UNIFESO

Resumo

Introdução: O mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica causada por uma disfunção das células plasmocitárias. Dentre as novas abordagens terapêuticas já em uso, estão: transplante autólogo de medula óssea, talidomida, lenalidomida e bortezomib. Além dessas, estão em estudo: o Carfilzomib, a Pomalidomida, anticorpos monoclonais, e inibidores da histona desacetilase.

Objetivos: Dentre as drogas supracitadas são avaliadas neste trabalho a lenalidomida, o bortezomib, o carfilzomib, e a pomalidomida, quanto a sua aplicabilidade, impacto na sobrevida média, seus efeitos adversos e eficácia.

Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando trinta fontes, enfocando nas novas terapêuticas para o mieloma múltiplo.

Conclusão: O tratamento atual é direcionado pela indicação ou não de transplante, juntamente com o escore de risco que direciona os melhores esquemas terapêuticos iniciais. No entanto, mesmo com muitos esforços e com a boa resposta de alguns pacientes, essa neoplasia ainda é considerada incurável e exige que maiores pesquisas acadêmicas e farmacêuticas sejam realizadas com o intuito de melhorar a sobrevida livre da doença e até mesmo a cura.

Biografia do Autor

Bruna Carminatti Bavaresco, UNIFESO

Graduado em Medicina pela instituição Centro Universitário Serra dos Órgãos

Residente de cirurgia geral no Hospital das Clínicas de Teresópolis

Downloads

Publicado

2017-07-28

Edição

Seção

Artigos