O TESTE DE PROGRESSO SOB A VISÃO DO DISCENTE

Autores

  • Thuany Lacerda Baldim Centro Universitário Serra dos Ógãos
  • Mariana Beatriz Arcuri
  • Claudia Aparecida Oliveira Vicente

Resumo

Introdução: A avaliação é um instrumento importante no processo evolutivo da educação. Do ponto de vista do discente, ela permite coletar dados quantitativos e qualitativos do desempenho dos alunos e a partir de então produzir um feedback que é capaz de melhorar a aprendizagem como um todo. A Avaliação Formativa por sua vez, pressupõe que o ato de avaliar, exclusivamente, não faz sentido, devendo este ser parte integrante do processo de ensino-aprendizagem atuando como seu regulador, mostrando as falhas e possíveis soluções aos obstáculos apresentados pelos estudantes, permitindo ajustes na estrutura curricular de forma precoce, no qual o Teste de Progresso tem demonstrado ser ferramenta de fundamental importância, sendo relevante mencionar que, atualmente,  vários programas de Residência Médica têm considerado a participação desse, bem como o desempenho do aluno, como passíveis de pontuação na análise do curriculum vitae, tornando-se fonte de desempate entre os candidatos. Objetivos: este trabalho busca identificar as fragilidades e fortalezas do Teste de Progresso no UNIFESO, desde o ponto de vista do discente. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva acerca da percepção do corpo discente do curso de Medicina do UNIFESO sobre do Teste de Progresso. Um conjunto de dados coletados durante o ano de 2014 foram comparados com os resultados obtidos em 2017. Resultado: De acordo com os dados obtidos, pode-se perceber que, embora a maior parte dos estudantes do curso de Medicina do UNIFESO reconheçam a avaliação formativa como facilitadora da aprendizagem, o mesmo ainda não se aplica ao Teste de Progresso, cujo nível de conhecimento e qualidade das questões, segundo os estudantes, não se faz de forma satisfatória. Conclusão: É ainda importante sensibilizar os estudantes do curso de medicina sobre o potencial formativo e formador do Teste de Progresso.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Edição

Seção

Artigos