UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OS IMPACTOS DA DIETA VEGANA EM CRIANÇAS
Resumo
Descritores: veganismo; criança; dieta vegana
RESUMO:
Introdução: Veganismo é um estilo de vida que abdica de todas as formas de exploração animal, ou seja, não se alimentam destes e se nutrem através de frutas, vegetais, sementes; não usam qualquer tipo de substância testada em animais até mesmo vacinas ou cosméticos. Este tipo de dieta na população infantil pode trazer vários problemas de saúde pública, como desnutrição, problemas neurológicos e infecciosos, muitas vezes de repetição.
Objetivos: Estudar os riscos da dieta vegana em crianças.
Métodos: Fazer uma revisão bibliográfica nos principais meios de pesquisas da medicina, Scientific Electronic Library Online (SciElo), PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sobre os impactos e até possíveis benefícios da dieta vegana na população infantil.
Resultados: A maioria dos artigos apontam a deficiência de vitamanina B12 ou cobalamina uma das principais carências da dieta vegana, visto que as fontes daquela são de origem animal. Além disso, a deficiência de cálcio é de grande importância neste tipo de alimentação, pela razão do metabolismo dos vegetais aumentar a excreção deste íon, ainda os veganos possuem uma deficiente absorção do ferro em sua porção heme mais facilmente encontrada em alimentos de origem animal do que vegetal.
E por conta das frutas e vegetais não serem capazes sozinhos de ofertarem uma boa condição energética, crianças veganas devem ter suas porções de proteínas aumentas juntamente com alguma porção de gordura vegetal.
Conclusões: A dieta vegana sem nenhum tipo de suplementação ou aumento da ingesta não é capaz de nutrir de maneira eficaz uma criança em desenvolvimento, porém ainda são necessários estudos mais aprofundados e mais recentes sobre este tipo de estilo de vida.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.