TABAGISMO EM PACIENTES INTERNADOS
Resumo
Introdução: O tabagismo é compreendido como o abuso do tabaco, fazendo parte do grupo de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substância psicoativa. Contendo, aproximadamente, 4.720 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro, o tabagismo é apontado como fator causal de mais de 50 doenças incapacitantes e fatais, como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, do aparelho respiratório e diversos tipos de neoplasias, entre outras. É considerado a principal causa de morte evitável do mundo, com importante impacto econômico e social. Assim, seu tratamento deve ser valorizado e individualizado, com ajuda de profissionais capacitados. Objetivos: Verificar a valorização e anotações sobre hábito tabágico e orientações para cessação nos prontuários médicos dos pacientes internados nos diversos serviços do HCTCO. Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo, através da revisão de 496 prontuários de pacientes internados nos diversos serviços do HCTCO no período de 15 de outubro a 22 de novembro de 2016. Resultados: Apenas 14,25% dos prontuários analisados continham informações sobre o tabagismo, destes, 63% são do serviço de Cirurgia Geral. Nenhum prontuário de paciente tabagista continha na conduta orientação para cessação do tabagismo. Conclusões: O estudo revela um registro inadequado e escasso de dados sobre o tabagismo nos prontuários, demonstrando ser necessário uma intervenção e maior valorização pelos médicos do tabagismo como problema de saúde. Descritores: Tabagismo; Prontuários médicos; Pacientes internados.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.