O ENSINO DA ÉTICA MÉDICA NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA NO BRASIL: A REVISÃO DE UMA DÉCADA
Resumo
Introdução: Visto a importância do conhecimento das normas do código de ética médica (CEM) e a formação ética do graduando de medicina que as Diretrizes Nacionais Curriculares impõe sobre o curso de graduação de medicina, este trabalho analisa o ensino da ética nos cursos de medicina do Brasil. Métodos: Busca no Google Acadêmico e no Lilacs com os termos ensino e "ética médica", após leitura dos títulos e eventualmente dos resumos, foram selecionados 13 artigos de estudos transversais e pesquisas descritivas, publicadas no período de jan 2007 a junho de 2017. Resultados: Há maior carga-horária dada ao ensino da ética nos cursos com metodologias ativas. Apesar da importância declarada pelos docentes a formação ética, eles são tidos como maus exemplos e conhecem o código de ética médica como os discentes ou menos. A competência de raciocínio moral dos alunos reduz durante a graduação. Conclusão: Os aspectos do atual ensino da ética são preocupantes e o trabalho não esgota as possibilidades de investigação relativos ao tema.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.