O ENSINO DA ÉTICA MÉDICA NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA NO BRASIL: A REVISÃO DE UMA DÉCADA

Autores

  • Cynthia Camilo Oliveira UNIFESO

Resumo

Introdução: Visto a importância do conhecimento das normas do código de ética médica (CEM) e a formação ética do graduando de medicina que as Diretrizes Nacionais Curriculares impõe sobre o curso de graduação de medicina, este trabalho analisa o ensino da ética nos cursos de medicina do Brasil. Métodos: Busca no Google Acadêmico e no Lilacs com os termos ensino e "ética médica", após leitura dos títulos e eventualmente dos resumos, foram selecionados 13 artigos de estudos transversais e pesquisas descritivas, publicadas no período de jan 2007 a junho de 2017. Resultados: Há maior carga-horária dada ao ensino da ética nos cursos com metodologias ativas. Apesar da importância declarada pelos docentes a formação ética, eles são tidos como maus exemplos e conhecem o código de ética médica como os discentes ou menos. A competência de raciocínio moral dos alunos reduz durante a graduação. Conclusão: Os aspectos do atual ensino da ética são preocupantes e o trabalho não esgota as possibilidades de investigação relativos ao tema.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-02-23

Edição

Seção

Artigos