DIAGNÓSTICO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS RURAIS E DA IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA RELACIONADOS A PRODUÇÃO ANIMAL NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Cooperativa. Associação. Assistência Técnica. Organização da ProduçãoResumo
A produção animal se faz necessária por ser a principal fonte de proteína de alto valor biológico para o consumo humano, sendo muitas vezes a única fonte de renda do produtor, dentro da produção as organizações sociais rurais surgiram das dificuldades dos produtores que viram que na união conseguiriam aumentar a produção e garantir qualidade de vida no campo. O presente trabalho teve como objetivo, fazer um diagnóstico do desenvolvimento das organizações sociais rurais e da assistência técnica, dentro da produção animal na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Quanto a metodologia foi feito um levantamento através da internet das organizações existentes na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, e questionário do tipo survey que foi encaminhado através de e-mail para cinco organizações, onde se obteve três respostas, com relação a motivação da criação da cooperativa ou associação foi ajudar os produtores locais, e a maioria das organizações respondeu receber auxilio da Emater.
Referências
Cervelin CM, Cunha FEG. O papel das cooperativas para o fortalecimento do agronegócio brasileiro. 2015. [acesso 20 set 2019]. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/1T8T6EziK3OEnqZ_2017-1-17-19-40-11.pdf
Emater-PR, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural. Estratégia de trabalho do Instituto Emater. 2013. [acesso 20 set 2019]. Disponível em: <http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=88>.
Gehlen I, Mocelin DG. Organização Social e Movimentos Sociais Rurais. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
Gomes MC, Oliveira MLR, Pereira GP. O papel do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) públicos no estado do Amazonas. Em Extensão. 2015; 14(2): 35-52.
Infoagro. Produção Animal. 2018. [acesso 20 jul 2019]. Disponível em: <http://www.infoagro.sc.gov.br/index.php/safra/producao-animal>.
Kaizer CR, Pelegrino DS, Peixoto MAD. Cooperativas do Paraná: uma abordagem histórica. Vitrine da Conjuntura. 2016; 9(6): 1-10.
Leal APS. Relações comerciais no agronegócio: Proposta de remodelagem das interações comerciais de pré-porteira e pós-porteira nos municípios de Sumidouro e Teresópolis. 2013. 103f. Monografia [Graduação em Engenharia de Produção] – Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis, RJ, 2013.
Mattana J. A Excelência no cooperativismo passa pela Assistência Técnica. 2019. [acesso 10 out 2019]. Disponível em: < https://www.manejebem.com.br/publicacao/novidades/a-excelencia-no-cooperativismo-passa-pela-assistencia-tecnica>.
Pinho L. Agricultura II. Porto, Portugal: ICBAS/FCUP, 2017.
RBA, Rede Brasil Atual. Agricultura familiar: alimento saudável na mesa do brasileiro também é luta e resistência. 2019. [acesso 18 out 2019]. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2019/07/agricultura-familiar-alimento-resistencia/>.
Sena TM, Sena TM, Silva Filho LG. da. Associação de produtores rurais, uma forma de organização e desenvolvimento local. Revista Includere. 2017; 3(1): 398-406.
Sperry S. A importância da organização social para o desenvolvimento da agricultura familiar. Brasília, DF: Embrapa Cerrados, 2001.