PERCEPÇÃO DE TUTORES DE CÃES E GATOS EM RELAÇÃO AOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Palavras-chave:
Ração Pet. Animais de companhia. Mercado Pet.Resumo
A grande população de cães e gatos no país fomenta diversos setores do segmento pet, com destaque para o Pet Food, como resultado da tendência de humanização do animal e da constante busca pelos tutores de inovações em alimentos balanceados e seguros para seus pets. As rações são alimentos balanceados, produzidas em conformidade com normas oficiais e fiscalizadas pelo MAPA no Brasil e classificadas de acordo com o padrão de qualidade dos ingredientes e valor econômico. Entretanto, existem dúvidas quando à idoneidade e segurança destes produtos pelos tutores de cães e gatos brasileiros. Assim, o objetivo com este estudo foi analisar a percepção dos tutores brasileiros de cães e gatos com relação aos alimentos industrializados. O presente projeto valeu-se de um questionário com questões abertas e fechadas que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, através da Plataforma Brasil (CAE 34674020.3.0000.5247). O questionário foi elaborado na plataforma gratuita do Google forms e distribuído através de mídias sociais. O questionário teve 288 respondentes. Foi possível constatar que os alimentos industrializados são eleitos a principal fonte alimentar (62,5% dos entrevistados) para os animais de estimação por ser um alimento completo, segundo 54,2% dos entrevistados e transmitir segurança para 64% dos tutores, sendo a sua escolha com base nas indicações de Médicos Veterinários para 47,5% dos tutores. Uma parcela significativa dos respondentes ainda apresenta desconfiança sobre a qualidade nutricional (28,3%) ou a segurança na qualidade das rações (27,2%), o que pode ser constatado pelo crescimento da adoção da alimentação caseira no Brasil
Referências
Saad F, França J. Alimentação natural para cães e gatos. Revista Brasileira de Zootecnia. Viçosa. 2010;39(1):52-59.
ABINPET. Dados do Mercado. [acesso 19 mar 2020]. Disponível em: http://abinpet.org.br/mercado/#.
Case LP, Hayek MG, Daristotle L, Raasch MF. Canine and feline nutrition: a resource for companion animal professionals. 3ªed. Missouri: Mosby Elsevier, 2011.
Couto HP, Corte Real GSCP. Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos. Viçosa: Aprenda fácil editora, 2019.
Carciofi A, Teshima E, Bazolli RS, Brunetto MA, Vasconcellos RS, Oliveira LD, Pereira GT. Qualidade e digestibilidade de alimentos comerciais de diferentes segmentos de mercado para cães adultos. Rev. bras. saúde prod. anim. 2009; 10(2).
Brasil. MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Institucional. [acesso 8 set 2020]. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/acesso-a-informacao/institucional.
Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n. 4, de 23 de fevereiro de 2007. Regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal e o roteiro de inspeção. Diário Oficial da União, Brasília, 01 de março de 2007, Seção 1, p.5.
Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa N°30, de 07 de agosto de 2009. Critérios e procedimentos para o registro de produtos, para a rotulagem e a propaganda e para a isenção de registro de produtos destinados à alimentação de animais de companhia. Diário Oficial da União, Brasília, 7 de setembro de 2009. Seção 1.
IBOPE Inteligência. Pesquisa traça o perfil dos proprietários de pets no Brasil. [acesso 26 jun 2020]. Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-epesquisas/pesquisa-traca-o-perfil-dos-proprietarios-de-pets-no-brasil
Moura MAA. O comércio de alimentos naturais pet em Recife. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso [Curso de administração] - Faculdade Damas da Instrução Cristã; Recife (PE): 2017.
Gouvêa FL. Alimentos convencionais e a tendência a alimentos alternativos para animais de companhia: Uma visão sobre o perfil de tutores e a escolha de alimentos para cães e gatos. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso [Curso de Zootecnia, Faculdade de Agronomia] - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Porto Alegre (RS): 2019.
Carciofi AC, Vasconcellos RS, Borges NC, Moro JV, Praga F, Fraga VO. Composição nutricional e avaliação de rotulo de rações secas para cães comercializadas em Jaboticabal - SP. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. 2006; 58(3):421-426.
Monferdini RP, Oliveira J. Manejo nutricional para cães e gatos com urolitíase : Revisão bibliográfica. Acta Veterinária Brasílica. 2009; 3(1):1-4.
Silva CV, Barros F, Souza CFV. Qualidade nutricional de rações secas para cães adultos comercializadas em Lajedo - RS. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial. 2010; 4(2):153-160.