PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ANÁLISE SENSORIAL EM ALIMENTOS- REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Vitória P E Macedo UNIFESO
  • Cecília R Pombo UNIFESO
  • Fernando Luís F Mendes UNIFESO
  • Flávia Aline A Calixto UNIFESO
  • Valéria da S Alves UNIFESO

Palavras-chave:

Métodos. Qualidade. Consumidores.

Resumo

As indústrias de alimentos precisam estar em constantes atualizações, inovações e melhorias para sua marca e produtos, de
modo que atenda as exigências apresentadas pelos consumidores, que sempre buscam produtos de qualidade. Neste trabalho,
foi realizado um levantamento bibliográfico das principais metodologias utilizadas e sua importância para as indústrias. A
análise sensorial utiliza os cinco sentidos humanos para a interpretação das reações produzidas ao ter contato com o produto.
Esta é uma ferramenta, no qual permite a verificação de informações importantes em relação a aceitabilidade, intensão de
compra do novo produto que pretende ser lançado no mercado. O estudo e a escolha correta dos métodos sensoriais a serem
aplicados, permitem que as indústrias obtenham resultados relevantes para o lançamento de um determinado produto ou sua
permanência no mercado. Os principais métodos sensoriais utilizados pelas indústrias alimentícias são: Afetivos, Discriminativos
e Descritivos. Os testes afetivos fazem uso da aceitação e preferência de consumidores ou potenciais consumidores
para o produto avaliado, mensurando os estímulos causados por ele. Já análises discriminativas, utilizam pessoas treinadas,
tenho como objetivo avaliar as alterações causadas nas amostras de caráter qualitativo. E as análises descritivas faz uso de
um conjunto de métodos, com a finalidade de analisar, descrever e quantificar atributos dos produtos. A literatura pesquisada
afirma que a utilização correta das metodologias de análises sensoriais pelas indústrias alimentícias se faz relevante por
permitir verificar o delineamento do sucesso ou não do produto.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos