ZOONOSES: ENTENDIMENTO PELA COMUNIDADE SURDA QUE UTILIZA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E O IMPACTO EM SAÚDE PÚBLICA, QUANTO AO ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES

Autores

  • Marcella Prado da Silva UNIFESO
  • Flávia Aline Andrade Calixto UNIFESO
  • Nathalia Quintella Suarez Mouteira UNIFESO
  • Maria Eduarda Monteiro Silva UNIFESO
  • André Vianna Martins UNIFESO
  • Tatiane Militão UNIFESO

Palavras-chave:

Palavras-chave, Saúde Única. Surdez. Acessibilidade.

Resumo

As ações antrópicas, ou seja, as ações exercidas pelo ser humano são capazes de gerar grande
impacto no meio ambiente, favorecendo o aparecimento indesejável de novas enfermidades ou recidiva
de doenças potencialmente zoonóticas. As zoonoses são doenças transmitidas dos animais para os
humanos e, dentre elas, podemos citar as Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika), Leishmaniose,
Toxoplasmose e Tuberculose, representando grande relevância em Saúde Pública. É inegável a importância
da atuação do médico veterinário na promoção e educação em saúde, com orientações e divulgações
de conteúdos acessíveis à população sobre prevenção e tratamento de doenças oriundas de animais.
Esta pesquisa objetivou compreender o nível de conhecimento da comunidade surda que utiliza Libras
acerca das zoonoses, através da elaboração de questionário online com perguntas objetivas sobre o assunto.
A partir da análise de dados pode-se concluir que dos 11 participantes totais, 80% dos indivíduos
não sabem ou nunca ouviram falar sobre zoonoses e não sabem como podem ser transmitidas. Embora
existam poucos trabalhos tratando deste tema em específico, entende-se a necessidade e a importância
de transmitir informações sobre o conceito e prevenção de zoonoses de forma inclusiva, minimizando a
ocorrência de enfermidades e promovendo melhorias à saúde humana.

Referências

Zanella JRC. Zoonoses Emergentes e Reemergentes

e Sua Importância Para Saúde e Produção

Animal. Pesquisa Agropecuária Brasileira.

;51(5):510-519.

OMS (Organização Mundial da Saúde).

Newsroom: Zoonoses, 2020. [acesso em: 6

abr. 2022] Disponível em: <https://www.who.

int/topics/zoonoses/en/>.

Souza MT, Porrozzi R. Ensino de Libras para

os Profissionais de Saúde: Uma Necessidade

Premente. Revista Práxis. 2009;1(2):43-46.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pesquisa Nacional de Saúde 2019:

ciclos de vida. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

p.

Agência IBGE Notícias. PNS 2019: País Tem

,3 Milhões De Pessoas Com Algum Tipo

De Deficiência, 2021. [acesso em: 13 set.

Disponível em:

ibge.gov.br/agencia-sala-deimprensa/

-agencia-de-noticias/releases/31445-pns-

-2019-pais-tem-17-3-milhoes-depessoas-

-com-algum-tipo-de-deficiencia>.

Ribeiro SS. O Uso De Recursos Tecnológicos

Por Docentes Surdos No Ensino Da Língua

Brasileira De Sinais Na Educação Superior.

135f. [Tese] Doutorado em Educação –

Faculdade de Educação, Universidade Federal

da Bahia, Salvador, 2021.

Tedesco JR, Junges JR. Desafios Da Prática Do

Acolhimento De Surdos Na Atenção Primária.

Cadernos de Saúde Pública. 2013;29(8):1685-

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância

em Saúde. Boletim Epidemiológico,

v. 52, n. 40, p. 1-7, nov. 2021.

Militão S, Bourguignon SC, Castro HC, Francisco

GSAM. Biociências Em Sinais: Meio

Ambiente E Saúde. 1ªed. Niterói: Editora Perse,

50 p.

Sá TM, Francisco GSAM, Bourguignon SC.

Biocinais: Recurso Com Licenças Abertas Em

Ambiente Ava Auxilia Na Divulgação De Conhecimento

Científico Bilingue Em Cursos De

Pós-Graduações. Brazilian Journal of Development.

;7(7):72124-72142.

Almir C. O que é Libras, 2017. [acesso em

abr. 2022] Disponível em:

libras.com.br/o-que-e-libras>.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Artigos