CRIAAD de Teresópolis: uma casa sem muros

Autores

  • Christiane Vaz Sá Viana Vaz Sá Viana Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • Lygia Brandão da Silva Pombo Brandão da Silva Pombo Centro Educacional Serra dos Órgãos
  • Maria da Conceição Monteiro de Magalhaes Centro Educacional Serra dos Órgãos
  • Vera Lucia de Oliveira Centro universitário Serra dos Órgãos
  • Daniel Câmara Simões Centro Universitário Serra dos Órgãos

Resumo

Análise histórica sobre o menor infrator e as medidas legais aplicadas aos mesmos no Brasil. Retrospectiva do surgimento dos centros de acolhimento de menores em conflito com a lei, destacando-se a criação do Centro de Recurso Integrado ao Adolescente (CRIAAD) na cidade de Teresópolis, cujo foco de atuação se destaca pelo diálogo e pela educação.

Biografia do Autor

Christiane Vaz Sá Viana Vaz Sá Viana, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Professora do  Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO. Professora Orientadora do Núcleo de Prática Jurídica do UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos - na área do Estágio Criminal. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2000). Pós Graduada em Direito Civil e Processo Civil. Advogada Atuante na Cidade Teresópolis/RJ.

Lygia Brandão da Silva Pombo Brandão da Silva Pombo, Centro Educacional Serra dos Órgãos

Advogada, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1985; concluiu mestrado em Direito no ano de 2002 pela Universidade Estácio de Sá, cuja dissertação intitula-se Ações Coletivas- A tutela jurisdicional dos interesses e a legitimação dos grupos; é professora titular C do curso de Graduação em Direito da Fundação Educacional Serra dos Órgãos -FESO, desde o ano de 2000; exerce as funções de supervisora do Núcleo de Prática Jurídica da FESO, onde estruturou e implantou o estágio curricular do Curso de Graduação em Direito; é professora orientadora de monografias destinadas à obtenção do título de bacharel em Direito; publicou artigo nos Cadernos de Direito da FESO, versando sobre  Interesses difusos no 3º milênio - Direito do Consumidor, participou de projetos de pesquisa vinculado ao Programa de Iniciação Científica Pesquisa e Extensão- PICPE da FESO, cujos temas são: "Antecipação da tutela e sua efetividade no Juizado Especial Cível da Comarca de Teresópolis" e CRIAAD de Teresópolis: uma casa sem muros; membro do Núcleo Docente Estruturamte do Curso de Graduação em Direito (NDE) da FESO.

Maria da Conceição Monteiro de Magalhaes, Centro Educacional Serra dos Órgãos

Possui graduação em Direito pela Universidade Candido Mendes (1985) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2011). Atualmente é advogada - Ordem dos Advogados do Brasil. É professora de Metodologia da Pesquisa e Assistente Técnica do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Graduação em Direito da Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase na área Cível e Órfãos e Sucessões.

Vera Lucia de Oliveira, Centro universitário Serra dos Órgãos

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1983). Atualmente é integrante da Ordem dos Advogados do Brasil, supervisora da biblioteca - Secretária de Estado de Educação e professora auxiliar da Fundação Educacional Serra dos Órgãos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal. Desde 2013 faz parte da Comissão Especial para a seleção de docentes para o Quadro Principal da Carreira Docente - QPCD - do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Unifeso. Pós graduada em Direito Processual Civil pela UNESA em 2003 e 2004 e em Direito Penal e Direito Processual Penal pela UNESA em 2005 e 2006.

Daniel Câmara Simões, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Auxiliar Administrativo no Centro Universitário Serra dos Órgãos

Referências

_________________. O cotidiano da criança livre no Brasil entre a colônia e o império. DEL PRIORE, Mary (Org); BARRETA, Daisy (Coord.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009, p. 84-106.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. In Szymanski, Heloisa (Org.) A entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002.

ALVIN, Rosilene; VALLADARES, Lícia de Prado. Infância e Sociedade no Brasil: Uma análise da Literatura. Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais (BIB), Rio de Janeiro, n. 26, 1988 apud Moura, Lia Cruz. Estado Penal e Jovens encarcerados: uma história de confinamento. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2005, 203 f. Disponível em: <http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/1314/1/tese.pdf>. Acesso em: 22 de jul. 2012.

ANDRÉ, André Luiz Pedro. As Ordenações e o Direito privado brasileiro. Texto disponível em: <http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/AndreAndre.pdf>. Acesso em: 7 de maio 2012.

BRASIL, Constituição da República Federativa do. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

BUEREN, Geraldine Van apud DOLINGER, Jacob. A criança no direito internacional. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

CASTILHO, Ricardo. Direitos humanos: processo histórico – evolução no mundo, direitos fundamentais: constitucionalismo contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2010.

CERQUEIRA, Thales Tácito. Manual do Estatuto da Criança e do Adolescente (teoria e prática). Niterói: Impetus, 2010.

CLARO, Luciane Evangelista de Oliveira. A situação de crianças e adolescentes em situação de abandono. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8820:a-situacao-de-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-abandono&catid=17:crianca-e-adolescente&Itemi>. Acesso em: 14 de ago. 2012.

COSTA. Antônio Carlos Gomes da. De menor à cidadão: notas para uma história do Novo Direito da Infância e da Juventude no Brasil. Brasília: CBIA – Ministério da ação Social, 1991.

DEL PRIORE, Mary (Org); BARRETA, Daisy (Coord.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.

DIDONET, Vital. Representação da Criança na Sociedade Brasileira. In Infância e Desenvolvimento: propostas e desafios. Brasília, IPEA, 1993. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01881999000100003&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 de ago. 2012.

GAMA, Alessandra de Saldanha da. Estatuto da criança e do adolescente: esquematizado: Lei 8.069/90, atualizado conforme a Lei Nacional de Adoção 12.010/09. Rio de Janeiro: Ferreira, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2009.

GOMES, Laurentino. 1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Direito Social e Direitos Humanos. Linha do Tempo. Disponível em: <http://www.fia.rj.gov.br/linhadotempo.htm>. Acesso em: 15 de jun. 2012.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

J. S. Mill, utilitariamism, Cap. V, p. 94, apud, BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, Renata Ceschin Melfi de. O adolescente infrator e a imputabilidade penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História Social da Criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2011.

MOURA, Esmeralda Blanco de. Meninos e meninas na rua: impasse e dissonância na construção da identidade da criança e do adolescente na República Velha. Rev. bras. Hist. vol.19 n.37. São Paulo, Sept., 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 16 de out. 2012.

MOURA, Esmeralda Blanco Esmeralda de. Meninos e meninas na rua: impasse e dissonância na construção da identidade da criança e do adolescente na República Velha. Rev. bras. Hist. vol.19, n.37. São Paulo Sept. 1999.

MOURA, Lia Cruz. Dissertação de mestrado. Estado Penal e Jovens encarcerados: uma história de confinamento. Disponível em: <http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/1314/1/tese.pdf>. Acesso em: 21 de jun. 2012.

PASSETTI, Edson. Crianças carentes e políticas públicas. DEL PRIORE, Mary (Org); BARRETA, Daisy (Coord.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009, p. 347-375.

Projeto Político Pedagógico do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente – CRIAAD de Teresópolis

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

ROSSATO, Luciano Alves; LÉPORE, Paulo Eduardo; CUNHA, Rogério Sanches. Estatuto da criança e do adolescente comentado: Lei 8069/1990: artigo por artigo. São Paulo: RT, 2012.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. A voz da poesia. O Globo, Rio de Janeiro, 12 de ago. 2012, p. 19.

SANTOS, Marco Antônio Cabral dos. Criança e criminalidade no início do século. DEL PRIORE, Mary (Org.); BARRETA, Daisy (Coord.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009, p. 201-230.

SARAIVA, João Batista Costa. Adolescente em conflito com a lei: da indiferença à proteção integral: uma abordagem sobre a responsabilidade penal juvenil. Porto Alegre, Livraria do Advogado Editora, 2009.

SCARANO, Julita. Criança esquecida das Minas Gerais. DEL PRIORE, Mary (Org); BARRETA, Daisy (Coord.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009, p. 107-136.

SOUZA NETO, Nilton Soares de. A relação do Rio de Janeiro no Brasil Imperial. Disponível em: <http://ricafonte.com/historia/textos/Historia_Brasil/Imp%C3%A9rio/Imp%C3%A9rio%20e%20a%20Constitui%C3%A7%C3%A3o%20de%201824.pdf>. Acesso em: 21 de maio 2012.

SUTTON, Alison apud RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de janeiro: Ed. PUC; São Paulo: Loyola, 2004.

VENANCIO, Renato Pinto. Os aprendizes da guerra. DEL PRIORE, Mary (Org); BARRETA, Daisy (Coord.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2009, p. 192-209.

ZAMORA, Maria Helena (Org). Para além das grades: elementos para transformação do sistema socioeducativo. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

Downloads

Publicado

2016-10-20