Reflexão sobre a aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos contratos empresariais
Resumo
No mundo negocial, as relações entre as empresas são consolidadas por contratos. Nesse cenário, é comum a existência de agentes em diferentes níveis econômico, técnico e, inclusive, jurídico. Assim, com a evolução do Direito e com o surgimento de leis que regulam setores das atividades privadas, emergiu a discussão acerca da possibilidade da aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos contratos empresariais. À luz desse debate, o presente trabalho pretende abordar as teorias aplicáveis aos contratos e verificar se a aplicação do Código de Defesa do Consumidor às relações jurídicas geradas pelos contratos empresariais encontra ou não bases dentro do sistema jurídico brasileiro. Para tanto, foi utilizada a metodologia da revisão da literatura pertinente ao tema ora trabalhado. Pretende-se, com esse trabalho, fomentar o debate acerca da possibilidade ou da impossibilidade da aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos contratos empresariais.
Referências
MARQUES, Claudia Lima. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor: arts. 1º a 74: aspectos materiais. 1ª ed., São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 2003.
MIGUEL, Paula Castello. Contratos entre empresas. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2006.
OLIVEIRA, Júlio Moraes. A aplicação o CDC ao empresário e á sociedade empresária: do maximalismo ao finalismo mitigado. Disponível em <http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/julio_moraes_oliveira.pdf> Acesso em 20 de março de 2015.
RIBEIRO. Patrícia Pereira de Assis Duarte. Vulnerabilidade da pessoa jurídica nos contratos de adesão e aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Revista do CAAP, Belo Horizonte, nº 2, V.XVII, 2011, p. 177 a 195.
VERÇOSA, Haroldo M. D. Contratos Mercantis e a Teoria Geral dos Contratos: O Código Civil de 2002 e a Crise do Contrato. São Paulo: Quarter Latin, 2010.