Educação Jurídica e crises: o marco regulatório do ensino do direito

Autores

  • Leonardo Figueiredo Barbosa Centro Universitário Serra dos Órgãos

Resumo

O presente trabalho constitui-se em uma atividade primordialmente descritiva, apesar de críticas e reflexões pontuais sobre alguns pontos centrais dos marcos regulatórios do ensino jurídico. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar temas mais conectados aos docentes vinculados à educação jurídica, com foco em alguns dispositivos constitucionais relacionados ao tema, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas normas referentes ao estágio para o curso de direito.

Biografia do Autor

Leonardo Figueiredo Barbosa, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel em Direito pela UFRJ. Atualmente é Professor Titular e Coordenador do curso de graduação em Direito do UNIFESO, do Programa de Capacitação em Poder Judiciário da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e do Programa de Aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), além de doutorando em Direito na UERJ. Membro da International Association for Philosophy of Law and Social Philosophy (IVR) e da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (ABRAFI). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, Teoria do Direito, Teoria do Estado, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Ética.

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Publicado

2016-10-20