Diretrizes para Autores
Diretrizes para Autores
ORIENTAÇÕES GERAIS:
1. O documento deve ter no mínimo 10 e no máximo 17 páginas. A aceitação de trabalhos com tamanhos diferentes aos citados é uma decisão do Editor da Revista;
2. Papel: A4 (21,0 x 29,7 cm);
3. Margens: Superior e esquerda com 2,5 cm; Inferior e Direita com 2 cm;
4. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
5. Parágrafo com recuo na 1a linha: 1,5 cm;
6. O arquivo deve ser submetido em formato Word (.doc ou .docx);
7. Fonte: Times New Roman;
8. Tamanho: 12, para todo o texto com exceção da folha de rosto. Para citação com mais de três linhas fonte 10.
9. A Folha de Rosto tem formatação própria. (Ver adiante);
10. Identificação dos Tópicos: (exemplos)
Não é necessário numerar os tópicos do seu trabalho porém é necessário identificá-los com os diferentes tipos de fonte conforme exemplificado a seguir:
A. TÍTULOS PRIMÁRIOS: NEGRITO, MAIÚSCULO, ALINHADO À ESQUERDA.
(exemplos: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, etc.)
B. Títulos Secundários: Negrito, Primeira Letra em Maiúscula, alinhado à esquerda.
C. Títulos terciários: Primeira letra em maiúscula, Alinhado à esquerda.
D. Títulos quaternários: Itálico, Primeira Letra em Maiúscula, alinhado à esquerda.
11. É permitido o uso de um total de 05 figuras e a inclusão de outros 05 gráficos ou tabelas, somando dez (10) inserções no total e desde que, juntos com o texto, não ultrapassem os limites de páginas estabelecidos
12. Após os dados iniciais da folha de rosto (veja abaixo), deixe uma linha em branco e na linha seguinte organize o texto com as seguintes seções (cada título de seção deve utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa alta, negrito, alinhamento à esquerda; o corpo do texto deve utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e justificado).
13. NÃO ACRESCENTAR ESPAÇOS OU LINHAS EM BRANCO ENTRE OS PARÁGRAFOS DE UM MESMO TÍTULO PRIMÁRIO.
Folha de Rosto
A) Título do artigo
O Título deve ser em negrito, caixa alta (todas em maiúsculas), centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 18;
Versão exata do título para o idioma inglês, na linha seguinte, com 1,5 de espaço entre as linhas, usando fonte Times New Roman 14 em itálico
B) Autores
Após os títulos, deixe uma linha em branco e na linha seguinte o(s) nome(s) dos autor(es) por extenso (centralizado) utilizando fonte 14. Autores com mais de dois nomes, coloque somente as iniciais dos sobrenomes do meio. Os nomes dos autores devem vir separados por ponto e vírgula e, após cada autor, deve ser atribuído um número (sobrescrito) aos quais serão vinculados os respectivos títulos profissionais e a instituição de origem como nota de pé de página da folha de rosto com a fonte Times New Roman, tamanho 10.
Atenção: A nota de pé de página deve ser introduzido através da função específica existente no Word "Inserir nota de pé de página". Esta forma permitirá que o resumo possa ser inserido logo após os descritores e keywords sem alterar a posição das anotações do pé de página.
C) Descritores e Keywords
Após os autores, pule uma linha e coloque de 3 a 6 descritores, separados por ponto e vírgula. Alinhados à esquerda. Fonte 10. Na linha seguinte coloque as Keywords.
Resumo: o resumo deve ser curto, explicativo e abrangente. Deve ter no máximo 250 palavras. Também deve ser estruturado possuindo os mesmos tópicos do artigo, ou seja, Introdução, Objetivos, Métodos e Resultados ou Conclusões. No resumo não colocamos referências.
Abstract: O “abstract” deve ser a tradução do resumo para o idioma inglês, com o número máximo de palavras semelhante e com os seguintes subtítulos: "Background", “Aims”, “Methods”, "Results” e “ Conclusions”.
Introdução: A introdução não deve ser longa, citando apenas referências estritamente pertinentes para mostrar a importância do tema e a justificativa do trabalho. Use a imagem de um funil ou de uma pirâmide invertida para escrever sua introdução. Comece com uma visão ampla do assunto e evolua para o seu foco. Ao final acrescente sua justificativa para abordar o assunto (Obs.: Justificativa não é objetivo embora algumas vezes sejam coincidentes). Não inclua na “Introdução” os objetivos, métodos, resultados ou dados. Inicie aqui as referências utilizadas com numeração sequencial e cronológica.
Objetivos: Quando existem mais de um objetivo são divididos em: Primário, ou principal, e Secundários, que evidenciam os desfechos paralelos encontrados na análise dos dados. A utilização dos termos primário e secundário são mais apropriado que os termos geral e específico.
Métodos: A descrição, com riqueza de detalhes, dos materiais e métodos utilizados tem importância crucial pois permitirá aos leitores entenderem como a pesquisa foi desenvolvida e permitir que outros autores, utilizando os mesmos métodos e materiais, consigam reproduzir a pesquisa. Esta seção deve especificar o delineamento (desenho) do estudo, descrever a população estudada, a amostra e o processo de amostragem. Caracterizar a amostra definindo, se pertinente, critérios de seleção, número de casos no início e fim do estudo, se o estudo é randomizado, cego, prospectivo, etc, com definição clara das variáveis e análise estatística detalhada, incluindo referências padronizadas sobre os métodos estatísticos e informação de eventuais programas de computação.
Quando for o caso, relatar o contexto ou local, o nível de atendimento, se primário, secundário ou terciário, clínica privada ou institucional. Havendo procedimentos ou intervenções descrever as características essenciais, incluindo métodos e duração e, ao final, os critérios de mensuração do desfecho (endpoint). Produtos e equipamentos utilizados devem, como dito acima, ser descritos com detalhes suficientes que permitam a reprodução do estudo. Nas Revisões de literatura: Citar fontes, número de artigos selecionados e períodos de busca. Finalmente, a descrição dos procedimentos utilizados no desenvolvimento do estudo deve ser apresentada em ordem cronológica.
Ética: Para pesquisa em seres humanos, é obrigatória a inclusão de declaração de que todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (enviar declaração assinada que aprova a pesquisa) a que se vinculam os autores. Na falta deste, por outro comitê de ética em pesquisa indicado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, cumprindo a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
Para pesquisa com animais, os protocolos experimentais devem ser submetidos à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).
Artigos de autores estrangeiros devem seguir o Council for International Organization of Medical Sciences (CIOMS) e o Ethical Code for Animal Experimentation (WHO Chronicle. 1985;39(2):51-6).
O Corpo Editorial das Revistas recusará os artigos que não cumpram rigorosamente os preceitos éticos da pesquisa.
Resultados: Todos os dados encontrados em decorrência do estudo devem ser divulgados, sejam positivos ou negativos. Futuros estudos utilizando os mesmos métodos devem ser capazes de reproduzir ambos os dados encontrados nos trabalhos iniciais. Devem ser descritos em ordem cronológica e apresentados, preferencialmente, como gráficos ou tabelas facilitando a visualização, entendimento e comparações.
As informações contidas em tabelas ou figuras não devem ser repetidas no texto.
Informar os principais dados, intervalos de confiança e significância estatística.
Diferente dos dados apresentados, os resultados são a consequência da análise destes dados e devem enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo.
Discussão: Enfatizar as implicações dos achados e suas limitações, bem como a necessidade de pesquisas adicionais. Comparar os métodos e resultados com os anteriormente publicados, pelos próprios autores e por outros autores. Em caso de revisão, comparar os trabalhos selecionados.
Conclusão ou Considerações Finais: As conclusões devem ser apresentadas levando em consideração os objetivos do trabalho.
Relacionar as conclusões aos objetivos iniciais do estudo, evitando assertivas não apoiadas pelos achados e dando ênfase igual a achados positivos e negativos que tenham méritos científicos similares. Incluir recomendações, quando pertinentes.
Agradecimentos: Devem ser breves, objetivos e direcionados somente às pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo. Especificar a razão do agradecimento. Fonte 12 e alinhados à esquerda
Conflito de interesse: Os autores devem declarar se há conflito de interesse e a(s) fonte(s) de financiamento da pesquisa, se for pertinente.
Referências: Devem ser numeradas e ordenadas segundo a ordem de aparecimento do texto. Devem ser identificados pelos algarismos arábicos respectivos entre parênteses ouna forma de “sobrescrito” e ser apresentadas rigorosamente segundo a norma de Vancouver: Uniform Requirements for Manuscript Submitted to Biomedical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org).
Nas referencias devemos usar espaço simples entre as linhas (1,0) e espaçamento entre os parágrafos de 06 pontos.
INSERÇÕES
Tabelas: Cada tabela deve ser apresentada no texto e com um título sucinto, porém explicativo. Todas as explicações devem ser apresentadas em notas de rodapé e não no cabeçalho, identificadas pelos seguintes símbolos: *, §,‖,†, ‡, ¶.
Figuras (fotografia, desenhos, gráficos) Devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto. Todas as explicações devem ser apresentadas nas legendas. As fotos não devem permitir a identificação do paciente; tarjas cobrindo os olhos não constituem proteção adequada. Caso exista a possibilidade de identificação, é obrigatória a inclusão de documento escrito, fornecendo o consentimento livre e esclarecido para a publicação. A reprodução de fotos, quadros ou tabelas devem, obrigatoriamente, serem acompanhadas das respectivas permissões dos autores.
Legendas das figuras, quadros ou tabelas Devem ser colocadas abaixo e alinhadas à esquerda da figura utilizando fonte 10, devidamente identificadas com os respectivos números seqüenciais e com espaço simples. O título, se houver, deve estar acima da figura, centralizado.
ARTIGOS DE REVISÃO:
Os artigos de revisão se destinam a englobar os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante a análise e interpretação da bibliografia pertinente. Devem conter uma introdução onde se descreve a importância do assunto e os objetivos da revisão. Deverá conter também após os objetivos uma sessão de Métodos, onde o autor descreve os procedimentos utilizados na revisão: as fontes, período, coleta, etc. Após essa sessão, o autor poderá apresentar os resultados e seus comentários em conjunto. Importante que fique claro quais são os aspectos da literatura e quais são os comentários e as opiniões do autor. O artigo deverá conter ao final, conclusões e, se possível, recomendações.
RELATOS DE CASO; Atenção: Precisam da Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
CARTAS AO EDITOR: O envio de cartas ao editor, comentando, discutindo ou criticando artigos publicados na Revista Cadernos de Odontologia, é altamente estimulado. Recomenda-se tamanho máximo de uma página, incluindo as referências. Não incluir resumo, porém informar titulação/cargo e endereço para correspondência.