EVOLUÇÃO DA ODONTOLOGIA LEGAL E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO HUMANA

Autores

  • Alexandre Vicente Garcia Suarez UNIFESO
  • Bruna L. Cavalieri
  • Mônica M. Labuto

Resumo

A odontologia legal geral subdivide-se em deontologia (estudo do dever) e diceologia (estudo dos direitos profissionais). A odontologia legal especial estuda antropologia e tanatologia forenses, energias de ordem física, mecânica, química, físico-química, identidade e identificação, dentre outros assuntos específicos. A odontologia legal cuida da legislação odontológica, da ética, dos conselhos federais e regionais, das normas complementares e da Previdência Social, além de ser fundamental na infortunística (acidentes de trabalho), na perícia judicial e em processos de identificação de cadáveres. Na identificação humana temos a identificação e constatação post mortem, onde os dentes são considerados altamente resistentes à ação do fogo, dos ácidos e da putrefação. Cada indivíduo possui características singulares demonstrando fidedignidade na identificação. Porém a identificação pode ser feita também pelo crânio, rugoscopia palatina, queiloscopia, exame de DNA e a identificação e constatação in vivo, onde compreendem comparar dentadas ou mordeduras na vítima ou no agressor.

Referências

ARBENZ, G. O. Medicina Legal e Antropologia Forense. São Paulo: Editora Atheneu, 1988.

BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO - 185/93 de 26 de Abril de 1993.

BRASIL. Lei 5.081 de 24 de Agosto de 1966. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5081.htm

CALVIELLI, I. T. P. Responsabilidade profissional do cirurgião dentista. In: SILVA, M. (COORD.) Compêndio de Odontologia Legal. Rio de Janeiro: Medsi, 1997. Cap.23 p.399-411.

FERNANDES. A. H. História da Odontologia nos 500 anos do Brasil. Módulo História da Educação no Brasil para o Mestrado em Educação. Setembro 1999.

FREITAS, R. B. Sistema de identificação humana no âmbito criminal. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Segurança Pública da Universidade Estadual da Paraíba. 38 fls. 2013. Orientador: Prof. Msc. José Cavalcanti dos Santos.

JÚNIOR, J. CUNHA, J. GALVÃO, L. “Odontologia Legal: Aspectos históricos”, publicado em 15 de março de 2007. Prof. Adjunto do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Universidade Federal da Bahia, Mestre e Doutor pela Unicamp, Presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal.

ROVIDA, T. A. S.; GARBIN, C. A. S. Noções de Odontologia Legal e Bioética. São Paulo: Artes Médicas, 2013.

VANRELL, J. P.; BORBOREMA, M. L. Vade Mecum de medicina e odontologia legal. 2ª edição. São Paulo: J.H.Mizuno Editora Distribuidora, 2011.

Downloads

Publicado

2021-10-04

Edição

Seção

Artigos