INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA OFERTA DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: GESTÃO ODONTOLÓGICA

Autores

  • Carolina Maldonado Martins
  • Luciana Nunes Ferreira da Ponte Lopes
  • Daniel Pinheiro Hernandez
  • Sandro Seabata Gonçalves

Resumo

Nos dias de hoje, o cirurgião dentista, depois de formado, encontra uma necessidade enorme de se diferenciar
no mercado de trabalho, para obter uma vantagem competitiva frente à grande oferta de profissionais
da mesma área, e também, em virtude da falta de preparo nas questões de marketing e condução de negócios,
o que deixa muitos dos recém-formados desorientados nesse campo. Essa diferenciação pode ser alcançada
através do conhecimento de gestão empreendedora, de aspectos técnicos como um marketing diferenciado e
centralizado, uma busca pela fidelização correta, e uma precificação justa, tudo isso evidentemente alicerçado
no excelente exercício da profissão. É fundamental a competência administrativa para uma gestão correta e o
planejamento de todo trabalho. Um cliente satisfeito, impressionado com o relacionamento atento entre dentista
e paciente, e com o pós-tratamento e sua continuidade corretos, torna-se, compreensivelmente, um cliente
fidelizado. Desse modo, nota-se a importância da da precificação correta, onde o profissional deve almejar o
lucro de forma justa, para oferecer serviços de melhor qualidade, maior previsibilidade e segurança. Nesse
quesito, um cirurgião dentista, e gestor assertivo, têm iniciativas empreendedoras, com domínio de métodos,
ferramentas e técnicas, sobre a sua prática e ofício profissional, além de se apropriar de estratégias de marketing,
precificação adequada e fidelização dos seus pacientes. Esse é o objeto deste estudo, realizado pela
pesquisa exploratória, que apresenta relatos de clínicas e dentistas que apresentam uma gestão bem-sucedida,
com o intuito de apresentar caminhos para uma atividade de sucesso, profissional, técnica, pessoal, econômica
e humanizada.

DOI: 10.29327/2442440.5.1-6

Downloads

Publicado

2024-10-21