IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS, DEMOGRÁFICOS E COMPORTAMENTAIS NA APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumo
Introdução: Nos últimos anos, a obesidade tem se apresentado como uma
epidemia global na população jovem, sendo considerada uma importante preocupação em saúde pública devido, principalmente, às comorbidades associadas. Esta doença geralmente está associada à redução dos níveis de aptidão física relacionada à saúde (AFRS), dentre eles da aptidão cardiorrespiratória, que por sua vez pode contribuir para o aumento do risco de doenças cardiometabólicas. Objetivos: Relacionar a baixa aptidão física juntamente com fatores sociodemográficos à nível de atividade física de crianças e adolescentes para analisar perspectivas futuras quanto à risco de doenças crônicas e, a partir desses dados, abrir a possibilidade de novos estudos e estratégias para prática de atividade física com intuito de melhorar a qualidade de vida dessa população.
Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura nas principais bases de dados
da internet, para embasamento da discussão acerca do impacto de diversos fatores, tanto ambientais como individuais, na aptidão física de jovens e, consequentemente na sua qualidade de vida. Resultados: A partir da pesquisa realizada percebeu-se que existe uma enorme quantidade de fatores sociodemográficos e Comportamentais que implicam na aptidão física de jovens. Fatores como idade, sexo, maturação sexual, adiposidade, estilo de vida dos pais, estado nutricional, comportamento sedentário estão relacionados a uma baixa aptidão física em crianças e adolescentes, tendo uma implicação direta na qualidade de vida desses indivíduos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.