ASPECTOS CLÍNICOS, EPIDEMIOLÓGICOS E TERAPÊUTICOS DA HANSENÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Introdução: O presente trabalho consiste em uma revisão integrativa a respeito da Hanseníase, uma doença crônica infectocontagiosa com período de incubação prolongado e de evolução lenta. Causada pelo Mycobacterium leprae, que acomete principalmente pele e nervos periféricos. Objetivos: O objetivo do estudo foi contribuir para a análise do cenário de hanseníase no Brasil e discutir quais são os aspectos de maior prevalência da doença, para um possível enfrentamento desta endemia. Metodologia: Foram realizados levantamentos bibliográficos eletrônicos nas bases de dados BVS®, LILACS® e SCIELO®. O recorte histórico das publicações foi estabelecido no período de 2017 a 2022 e selecionaram-se apenas os artigos publicados em Língua Portuguesa. A maioria consistiu em estudos de caso. As variáveis analisadas nos artigos selecionados foram sexo, idade, drogas mais suscetíveis, enfermidades e óbito. Resultados: Os respectivos resultados foram: homens como principais acometidos; o grupo mais acometido é aquele com idade superior a 10 anos; associação feita com rifampicina, dapsona e clofazimina; e a forma Virchowiana é a mais prevalente, no que tange ao tratamento, por fim, observou-se que em todos os estudos foi adotado a poliquimioterapia, com dapsona, clofazimina e rifampicina, sendo este o preconizado pela OMS e Ministério da Saúde, já no que tange a prevenção da doença, o Ministerio da Saúde recomenda o diagnóstico precoce e utilização do BCG, por via intradérmica. Conclusão: Dessa forma, o artigo demonstra a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento adequado, além da relevância de uma maior conscientização da população em geral a respeito da doença para diminuição da transmissibilidade e dos óbitos na Hanseníase.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
AUTORES QUE PUBLICAM NESTA REVISTA CONCORDAM COM OS SEGUINTES TERMOS:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora UNIFESO o direito de primeira publicação em qualquer de suas revistas, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial em qualquer das revistas desta Editora.
- Autores concedem à Editora UNIFESO o direito de publicar qualquer versão do trabalho, seja em formato escrito ou em formato áudio-visual, em qualquer de suas revistas ou em sites com os quais mantenha parceria científica.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela Editora UNIFESO (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial em qualquer das revistas da Editora UNIFESO.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
DECLARAÇÃO DE NÃO PLÁGIO
- O(s) Autor(es) declara(m) que o trabalho submetido para avaliação e publicação nas Revistas da Editora UNIFESO foi por ele(s) escrito, ou em co-autoria, e não constitui plágio de outros estudos existentes na literatura pública ou privada.
- Declara(m), também, que as citações, diretas ou indiretas, assim como tabelas, gráficos, fotografias e idéias obtidas em diferentes publicações e utilizadas no presente trabalho, estão corretamente referenciadas.
- Declara(m) ciência que a utilização de material de terceiros sem a devida citação e autorização, quando esta for necessária, constitui crime previsto na legislação brasileira, ou internacional da qual o Brasil seja signatário, e responsabiliza(m)-se civil e criminalmente por atos ilegais decorrentes desta submissão.