Osteopatia Hipertrófica associada à metástase intratorácica de Melanoma Subungueal: relato de caso.
Resumo
A osteopatia hipertrófica é uma patologia caracterizada por uma intensa neoformação óssea periosteal geralmente em diáfises e metáfises de certos ossos longos. Ocorrendo secundariamente a uma variedade de doenças, mas particularmente como síndrome paraneoplásica, em geral, torácica. Sendo uma doença incomum, que tem sido descrita em várias espécies e com várias manifestações clínicas, principalmente relacionadas à evolução do quadro. Sua patogenia não é totalmente elucidada e o diagnóstico pode ser realizado através da caracterização radiográfica da lesão associado aos achados clínico-patológicos.
O melanoma subungueal consiste num tumor maligno dos melanócitos do epitélio do leito ungueal, onde o exame radiográfico geralmente mostra lise óssea das falanges e o exame histopatológico confirma o diagnóstico. Uma vez confirmado, vale ressaltar que ele apresenta uma taxa de metastização considerável.
O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de osteopatia hipertrófica associado à metástase pulmonar de Melanoma Subungueal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/