Osteopatia Hipertrófica associada à metástase intratorácica de Melanoma Subungueal: relato de caso.

Autores

  • Guilherme Borges Ribeiro da Silva FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRE ARCOVERDE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA

Resumo

A osteopatia hipertrófica é uma patologia caracterizada por uma intensa neoformação óssea periosteal geralmente em diáfises e metáfises de certos ossos longos. Ocorrendo secundariamente a uma variedade de doenças, mas particularmente como síndrome paraneoplásica, em geral, torácica. Sendo uma doença incomum, que tem sido descrita em várias espécies e com várias manifestações clínicas, principalmente relacionadas à evolução do quadro. Sua patogenia não é totalmente elucidada e o diagnóstico pode ser realizado através da caracterização radiográfica da lesão associado aos achados clínico-patológicos.

O melanoma subungueal consiste num tumor maligno dos melanócitos do epitélio do leito ungueal, onde o exame radiográfico geralmente mostra lise óssea das falanges e o exame histopatológico confirma o diagnóstico. Uma vez confirmado, vale ressaltar que ele apresenta uma taxa de metastização considerável.

O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de osteopatia hipertrófica associado à metástase pulmonar de Melanoma Subungueal.

 

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos DACS