BRINQUEDOTECA– UM ESPAÇO DE BRINCADEIRAS E APRENDIZAGENS

Autores

  • Gicele Faissal Carvalho UNIFESO
  • Lucas da Silva Mendes
  • Karina Miranda Granito da Silva

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Formação de professores brinquedistas, Práticas pedagógicas inovadoras, Construção do conhecimento.

Resumo

 Este projeto de extensão vem atender às demandas presentes na educação sobre práticas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem com a montagem de uma brinquedoteca num espaço não escolar, a Casa São José, que atende a crianças da comunidade da Beira Linha com idades de 5 e 6 anos. Também pretende promover a formação de professores brinquedistas, e desenvolver atividades que possibilitem informações diversas em várias áreas do conhecimento, assim como auxiliar as crianças com dificuldades de aprendizagem. No ato de brincar, podemos auxiliar na aprendizagem da criança, deixando de ser tratado o brincar apenas como passatempo e sendo visto como estratégia para envolver as crianças com o ensino desde os primeiros anos, trabalhando a aprendizagem através do lúdico. Sendo assim, a questão problematizadora que nos levou à realização deste projeto, vem trazer uma reflexão sobre: Como as atividades lúdicas na brinquedoteca podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo no processo de ensino e aprendizagem das crianças? As leituras de Kishimoto, Vygotski, Santos e Santos, Souza e Damasceno, Mahoney & Almeida, e outros, foram fundamentais para a apropriação do conhecimento nas discussões e reflexões sobre o tema.

Referências

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.) et al. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 8 ed. Rio de Janeiro: Cortez, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas Teorias. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.

KOLLING, Ester. A importância do brincar no desenvolvimento da criança: vivências, lembranças e contribuições teóricas. Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 8 n.10 p. 135-158 jan./jun. 2011.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Walon. 2005. Disponível em https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/43324/28804 Acesso em 3 dez.2019.

SANTOS, Francisca Liérgia de Medeiros; SANTOS, José Ozildo dos. A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil. Disponível no site https://pt.scribd.com/document/309525994 Acesso em 09 mar.2018. REBES- Revista Brasileira de Educação e Saúde, v.15, n.1,p.118-126, jan-mar. ,2015.

SILVA, Edjane Freire; SILVA, Catharine Gomes Jurubeba; FEITOSA, Nayara Emmanuela Batista; FEITOZA, Sabryna da Silva Alves. A importância de trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil. Disponível em < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/2018. TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID2159_07092018230843.pdf> Acesso em 03 dez.2019

SOUSA, Guida Scarlath Ranaira Bonfim de; DAMASCENO, Daiane Pereira. A importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil. IV FIPED. Fórum Internacional de Pedagogia. Parnaíba, Piauí. Publicado pela, REALIZE Editora, 2012.

VYGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Edição

Seção

Artigos DACHT