FUTUROS ALTERNATIVOS DO TURISMO EM TERESÓPOLIS - UMA PROSPECÇÃO SOCIALMENTE PARTICIPATIVA

Autores

  • Claudio Rodrigues Corrêa Escola de Guerra Naval; Centro Universitário Celso Lisboa; UNIFESO
  • Flávia Dias da Silva UNIFESO

Palavras-chave:

Teresópolis, Turismo, Cenários prospectivos

Resumo

A participação de cidadãos aprimora decisões de longo prazo em ambientes complexos. Este trabalho visa descrever cenários prospectivos do turismo de Teresópolis, de forma socialmente colaborativa e plural. Foi elaborado arranjo de ferramentas de prospecção com mais de 500 respostas sobre as variáveis impactantes. Os resultados apontam para maior percepção dos gestores públicos e privados do turismo para ameaças e oportunidades com benefícios para seus habitantes.

Biografia do Autor

Claudio Rodrigues Corrêa, Escola de Guerra Naval; Centro Universitário Celso Lisboa; UNIFESO

Doutor pela UFRJ - Instituto Coppead de Administração, Mestre pela FGV (Gestão Empresarial) e pela Escola de Guerra Naval (Ciências Navais), MBA pela ESPM e pelo COPPEAD/UFRJ. Coordenador de Pesquisa do Laboratório de Simulações e Cenários, Professor do Mestrado e Doutorado Profissionais em Estudos Marítimos (conceito 5 CAPES, onde leciona Métodos de Estudos de Futuro e Cenários Prospectivos) e ex-diretor do Centro de Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval. Ex-Coordenador das graduações em Administração e Processos Gerenciais (tecnólogo) e docente de Marketing, Empreendedorismo e Consultoria no Centro Universitário Celso Lisboa e UNIFESO. ex-Sócio-Diretor da empresa Sinae Marketing. 28 anos de atuação profissional e acadêmica em todas as regiões do Brasil e no exterior. 9 anos de experiência docente em EAD. Avaliador Ad hoc de Cursos presenciais e por EAD do MEC - INEP. Parecerista das revistas Foresight e UNIFA.

Flávia Dias da Silva, UNIFESO

Bacharel em Administração

Referências

BARROS, Marta Cristine Pires. Cenários prospectivos e o desenvolvimento do turismo: Aspectos teóricos e operacionais. Centro de Excelência em Turismo. Universidade de Brasília. Brasília, 2008.

CORREA, Claudio Rodrigues, Cenários prospectivos e aprendizado organizacional em planejamento estratégico: estudo de casos de grandes organizações brasileiras. UFRJ.Tese doutorado Administração. Rio de Janeiro: COPPEAD-UFRJ, 2011.

FRATUCCI, Aguinaldo César. A formação e o ordenamento territorial do turismo no Estado do Rio de Janeiro a partir da década de 1970. BARTHOLO, R.; BADIN, L.; DELAMARO, M. Turismo e sustentabilidade no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond, p. 81-109, 2006.

GODET, Michel. The Art of Scenarios and Strategic Planning: Tools and Pitfalls. Technological Forecasting and Social Change. Volume 65, Issue 1, September 2000,

LIOTTA, P.H. The Art of Reperceiving: Scenarios and the Future. Naval War College Review. 56 (Autumn 2003): 121-132.

LOVERIDGE, Denis. Experts and Foresight: Review and experience. Paper 02-09. PREST. The University of Manchester. June 2002.

MASON, David H. HERMAN, James. Scenarios and strategies: making the scenario about the business. Strategy & Leadership. (2003).

MINTZBERG, H. The fall and rise of strategic planning. Harvard Business Review, p.107–114, Jan-Feb, 1994.

POPPER. R. How are foresight methods selected? Foresight. vol. 10 no. 6. pp. 62-89. 2008.

SANTOS, Luana Carla de Moura; TRAVASSOS, Rafael. Cenários prospectivos: O turismo brasileiro de 2016 a 2018. SEBRAE Inteligência de Mercado. Cenários e Projeções Estratégicas SEBRAE. 2015.

SCHWARTZ, P. A arte da visão de longo prazo: planejando o futuro em um mundo de incertezas. São Paulo: Best Seller, 2000.

YOSHIDA, Nelson Daishiro; WRIGHT, James Terence Coulter e SPERS, Renata Giovinazzo, A prospecção do futuro como suporte à busca de informações para a decisão empresarial. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 12, n. 1, 2013.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Edição

Seção

Artigos DACHT