A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO NA PREVENÇÃO DAS ARBOVIROSES URBANAS

Autores

  • Antonio Henrique Vasconcellos da Rosa Centro universitário Serra dos órgãos
  • Claudia Cistina Dias Granito
  • Alice Damasceno Abreu
  • Darla Delgado Nicolai Silva
  • Eduardo Felipe Barbosa de Oliveira
  • Sarah Delgado Braga Silva

Palavras-chave:

Arboviroses, Prevenção, Educação Ambiental.

Resumo

A cidade de Teresópolis – RJ, veio apresentando um caso de epidemia de arboviroses, em 2017, dentre elas, principalmente a febre amarela, a qual é uma doença infecciosa aguda, de curta duração, cuja a gravidade é variável, causada pelo vírus da febre amarela. Onde o vetor Aedes aegypti, mais conhecido como “mosquito da dengue”, transmite a doença aos humanos através da picada, onde sua saliva contém o vírus. A prevenção da doença foi abordada no projeto de forma dinâmica para ir em partida a diminuição da disseminação. Explicar o ciclo de reprodução e vida do agente transmissor das arboviroses foi o objetivo principal do trabalho, contudo precisamos identificar o déficit do conhecimento sobre as pessoas abordadas antes de esclarecer dúvidas encontradas na abordagem. Sabendo que a educação ambiental vem numa demanda necessária para que consigamos a diminuição dos casos de arboviroses na região serrana do Rio de Janeiro, é necessário exemplificar e implementar a mesma de diversas maneiras, de forma a concluir o conceito de cuidados coletivos e individuais.

Biografia do Autor

Antonio Henrique Vasconcellos da Rosa, Centro universitário Serra dos órgãos

Possui graduação em curso de graduação em enfermagem pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (2006) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é docente do Centro Universitário Serra dos Órgãos. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, pré-natal, gestante, saúde pública e coletiva, e saúde do adolescente.

Referências

BARDIN, L. (2010). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conceitos de Educação Ambiental; Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental> Acesso em: 13/03/2018.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO: seção 1, Brasília, DF, s.a., s.n., p. 1-12, 28 abr. 1999.

BRASIL. Ministério da Saúde. Febre Amarela. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febre-amarela/sobre.php> Acesso em: 13/03/2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde de A à Z, ZIKA: Descrição da Doença. Ministério da Saúde, s.a. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/zika-virus/17823-descricao-da-doenca-zika> Acesso em: 13/03/2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saiba como evitar a dengue, a zika e a chikungunya. Governo do Brasil, 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2015/12/saiba-como-evitar-a-dengue-a-zika-e-a-chikungunya> Acesso em: 13/03/2018.

BRASIL, Ministério da Saúde. Febre Amarela: Ministério da saúde atualiza casos no país. Ministério da Saúde. 2018. Disponível em: < http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43042-febre-amarela-ministerio-da-saude-atualiza-casos-no-pais-7> Acesso em: 13/03/2018.

FIOCRUZ, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Biomanguinhos. Febre amarela: sintomas, transmissão e prevenção. Fiocruz, s.a. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao> Acesso em: 15/03/2018

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Informe Epidemiológico: Monitoramento das Emergência em Saúde Pública Febre Amarela. v. 020. 2019. Disponível em: <http://www.riocomsaude.rj.gov.br/Publico/MostrarArquivo.aspx?C=L4wqOoj4OVw%3d>

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Boletim Epidemiológico Arboviroses. v.002. 2019. Disponível em: <http://www.riocomsaude.rj.gov.br/Publico/MostrarArquivo.aspx?C=NLiRC75flTU%3d>

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Gerência de doenças transmitidas por vetores e zoonoses. Cenário Epidemiológico: Dengue Chikungunya e Zika no estado RJ. v. 003. 2017.

SÃO PAULO (Estado). Centro de vigilância epidemiológica. Diretrizes para a prevenção e controle das arboviroses urbanas no Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/publicacoes/diretrizes2017_arboviroses_esp.pdf> Acesso em: 13/03/2018.

ROSA A. P. A. T.; PINHEIRO, F. P.; VASCONCELOS, P. F. C.; Arboviroses. In: FOCACCIA, Veronesi. TRATADO DE INFECTOLOGIA. Rio de Janeiro: Atheneu; 2015. p.377-392.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos DACS