A IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA DE PROJETO DE TRABALHO PELO PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESÓPOLIS

Autores

  • Carla de Cunto Carvalho
  • Elisa Dias Demani
  • Natália Cortázio Simões Ferreira
  • Branca Pellini Vieira

Palavras-chave:

Metodologia. Projetos. Obstáculos. Docente. Práticas.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal Investigar o processo de implantação e desenvolvimento da metodologia de projeto de trabalho pelo PIBID/UNIFESO - Sub Projeto Pedagogia, em escolas públicas do município de Teresópolis. Na busca por construir respostas e buscar condições que apontem caminhos para esclarecimentos das questões, encontramos na pesquisa histórico cultural os fundamentos metodológicos que guiaram os estudos deste projeto. Identificamos inúmeros obstáculos inerentes a uma inovação educacional. Nos dedicamos nesta pesquisa aqueles relacionados as práticas pedagógicas que impedem o desenvolvimento da concepção da Metodologia de Projeto de Trabalho, dentre eles: a autonomia, o equívoco entre projeto de ensino e aprendizagem e o currículo. A presente pesquisa reconheceu algumas práticas exitosas de escolas parceiras, surpreendendo as expectativas dos pesquisadores, já que poucas turmas conseguiram desenvolver a Metodologia de Projeto de Trabalho plenamente. No entanto, produziram alternativas de superação que ainda estão sendo abordadas com mais profundidade.

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Publicado

2016-06-14

Edição

Seção

Artigos DACHT