A IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA DE PROJETO DE TRABALHO PELO PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESÓPOLIS
Palavras-chave:
Metodologia. Projetos. Obstáculos. Docente. Práticas.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal Investigar o processo de implantação e desenvolvimento da metodologia de projeto de trabalho pelo PIBID/UNIFESO - Sub Projeto Pedagogia, em escolas públicas do município de Teresópolis. Na busca por construir respostas e buscar condições que apontem caminhos para esclarecimentos das questões, encontramos na pesquisa histórico cultural os fundamentos metodológicos que guiaram os estudos deste projeto. Identificamos inúmeros obstáculos inerentes a uma inovação educacional. Nos dedicamos nesta pesquisa aqueles relacionados as práticas pedagógicas que impedem o desenvolvimento da concepção da Metodologia de Projeto de Trabalho, dentre eles: a autonomia, o equívoco entre projeto de ensino e aprendizagem e o currículo. A presente pesquisa reconheceu algumas práticas exitosas de escolas parceiras, surpreendendo as expectativas dos pesquisadores, já que poucas turmas conseguiram desenvolver a Metodologia de Projeto de Trabalho plenamente. No entanto, produziram alternativas de superação que ainda estão sendo abordadas com mais profundidade.Downloads
Publicado
2016-06-14
Edição
Seção
Artigos DACHT
Licença
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista da JOPIC, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3.0: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/